Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Atualização sobre a estudante imigrante detida no desalojo da casa okupa Valtetsiou

Como informámos, a 20 de Abril, a bófia selou o edifício ocupado no número 60 da rua Valtetsiou, no bairro de Exarchia (propriedade do “Instituto de Segurança Social” estatal, IKA). Durante a invasão três pessoas foram detidas. Foram mantidas na esquadra da polícia, ouvidas por um procurador (acusadas de ocupação ilegal) tendo duas delas sido por fim libertadas. Uma terceira pessoa, uma imigrante, estudante de 19 anos de idade, continua detida na Direção da Polícia para Estranjeiros na rua Petrou Ralli, porque não tem os papéis de visto.

Comunicado da casa okupa desalojada da rua Valtetsiou

O espetáculo com que o Estado decidiu atacar duas oKupas de Exarchia, a 20 de Abril de 2012, o espaço social ocupado VOX e a casa okupa da rua Valtetsiou, deixou também vítimas.

Com o pretexto de obstáculos burocráticos, uma das três detidos/as da okupa Valtetsiou, chamada Anastasia Plamantiala, encontra-se detida no departamento da polícia  para estranjeiros e ameaçam-na com a extradição,  apesar do fato de ele estar a viver na Grécia há muitos anos, além de estar a realizar os seus estudos aqui.

A solidariedade com Anastasia (Nansi) não pode ser só assunto de dois ou três amigos/as e conhecidos/as. É o dever de coletivos e principalmente de indivíduos que estão comprometidos/as com o movimento okupa.

Se não libertarem imediatamente a Anastasia, convocaremos ações específicas de apoio como resposta.

Mantivemo-nos no espaço okupado para defender as nossas escolhas, apesar de saber adiantadamente da realização da operação policial. Após as detenções e o desalojo, defenderemos o direito direito da compa a ser libertada e a continuar a viver na Grécia.

SOLIDARIEDADE COM TODAS AS OCUPAS
OKUPA VALTETSIOU

traduzido por okupa y resiste