Rede tradutora de contrainformação

[Cybrigade] Sobre a interrupção temporal do funcionamento do servidor de espiv a 7/7

[8/7/2014: espiv online]

Repressão contra a infraestrutura de espiv.net, alojada dentro da universidade Panteion, em Atenas. Segue-se o primeiro comunicado de Cybrigade, coletivo de administração de espiv:

Hoje, 2ª feira, 7 de Julho de 2014, o reitor da universidade Panteion ordenou que se deixasse fora de serviço o servidor antagónico de espiv. O pretexto foi o aviso extrajudicial enviado à universidade pelo proprietário da empresa OnLineSales, no qual pede que se exclua uma publicação num dos blogs de espiv que, supostamente, o difama e que se delate quem o redigiu. A publicação referida é a seguinte:

– —-

«OnLineSales: Continuam as arbitrariedades, vamos nos concentrar na Inspecção do Trabalho

Em 6 de Junho de 2014, o patrão despediu também a companheira de trabalho E.T. porque se negou a continuar a trabalhar sem que lhe paguem e a faziam trabalhar horas extras até que alcançasse o “objetivo de vendas” da empresa. Estas exigências são, como já temos explicado, uma situação diária neste call center. No entanto, no caso de E.T., o patrão ultrapassou todos os límites, dado que a atacou verbal e físicamente quando lhe pediu que assinasse um documento no qual declarava que não tinha exigências económicas nem de nenhum outro tipo com a empresa, mas ela verbalizou as suas reticências legais.
Recordemos que na 2ª feira, 16 de Junho, às 10:00, se examinaram na sede da Inspeção do Trabalho (rua Agisilaou 10, perto da praça Omonoia) as denúncias das companheiras H.K., E.D. e E.T., pelo que convocamos todos os sindicatos de base, todos os colectivos, todas as assembleias de bairro e todxs xs companheirxs de trabalho a título individual a apresentarem-se e apoiar desse modo as companheiras de trabalho H.K. e E.D. na sua luta para que as readmitam e à companheira E.T., que experimentou a brutal arbitrariedade da patronal. Pode se encontrar mais informação sobre este tema em grego aqui e aqui“».

– —-

Após 6 anos de existência da Cybrigade, coletivo de administração do servidor antagónico de espiv, a funcionar aos mesmos anos, informamos a quem interesse de que:

Espiv é uma infraestrutura cibernética ao serviço do movimento antagónico ao capitalismo e à hierarquia. Em espiv não damos só espaço digital à expressão e à organização de indivíduos e colectivos, para além disso consideramos que formamos parte da comunidade global que luta pelos direitos digitais, o inegável direito à privacidade, à comunicação livre de vigilância e à livre expressão. Na espiv nos posicionamos contra o registo de dados que identifiquem xs que se envolvam em qualquer comunicação que se dê nos nossos servidores. A Cybrigade declarou de maneira clara em espivblogs.net e espiv.net o seguinte:

O conteúdo de todas as páginas do dominio de espiv,net encontra-se sob licença de Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Greece. A equipa de administração defende a liberdade de pensamento e de expressão e, em nenhum caso, censura as opiniões ou os textos que se publicam, que são pura e exclusivamente pensamentos de quem os escreveu. Outras permissões para usar este trabalho, aparte dos que dão a licença mencionada, podem ser encontradas em espiv.net.

Espiv não armazena, em nenhum dos seus elementos, dados que identifiquem xs usurárixs. Os dados dxs usurárixs e visitantes, como as IPs, não se registam no servidor.”

Portanto, a Cybrigade opta por não manter e, consequentemente, não facilitar nenhum tipo de informação que possa identificar alguém a alguma entidade, nem à patronal nem a nenhum outro tipo de opressor.
Seguir-se-ão atualizações.

https://espiv.net/node/232