Rede tradutora de contrainformação

Brasil: Terra Livre em Santos (SP)… pedagogia libertária e Ferrer y Guardia

No sábado, 15 de outubro, a Biblioteca Terra Livre desceu a Serra e se encontrou com os companheiros da Baixada Santista do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri e da Cinemateca de Santos “Maurice Legeard” para a projeção do filme Francisco Ferrer i Guardia, uma vida para liberdade.

Apesar da garoa que se estendeu por todo o dia, a presença dos companheiros da baixada foi muito boa. A bela sala da Cinemateca ficou lotada, tendo um público de mais de 30 pessoas, que permaneceram até o final da atividade.

O debate contou com grande participação dos envolvidos. O ponto central do filme, a pedagogia libertária, foi o estopim para um longo debate.  Professores, militantes, estudantes, pais, todos apresentaram pontos que enriqueceram muito o debate e saíram de lá com uma certeza, de que a educação libertária não nos será dada, teremos que construí-la.

Fazemos votos para que os projetos que estão nascendo na Baixada tenham longa vida e que deem um passo importante para o desenvolvimento da educação libertária!

Francisco Ferrer y Guardia acreditava que uma proposta educativa deveria possibilitar a criticidade e criatividade dos educandos, por isso a educação não deveria estar presa a dogmas e a um Estado que pretende manter o sistema de dominação do homem pelo homem. Sendo assim, se fez necessário criar uma escola, que possibilitasse a educação integral para todas as crianças, independente de gênero, etnia e classe social, pois todos os humanos devem conviver entre si como iguais, sendo capazes de como iguais,respeitar as diferenças, por isso Ferrer era contrário ao ensino ministrado pelo Estado e pela Igreja, pois o mesmo não tinha a devida preocupação com a formação do sujeito histórico critico, e sim cumpria a função social de formatar seres aptos a assumirem seus papéis previamente delimitados por sua classe social dentro do sistema social vigente.

Fonte: bibliotecaterralivre.noblogs.org