Contato

Para contribuir com traduções, edições-correções e/ou materiais originais para publicação tais como atualizações a partir das ruas, reportagens de ações, comunicados de reivindicação, textos dxs companheirxs presxs ou perseguidxs, chamadas, brochuras, artigos de opinião, etc.: contrainfo(at)espiv.net

Atenas: Operação policial contra o Centro Social e Cultural de Vyronas (Labidona)

No dia 28 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Vyronas (no nordeste de Atenas), Nikos Chardalias, ordenou o encerramento do novo Centro Social e Cultural do bairro. Desde então, a área está sob vigilância da polícia municipal, 24 horas por dia.

A iniciativa para a criação do Centro Social e Cultural de Vyronas, surgiu no início de outubro, a fim de transformar o espaço abandonado “Labidona”- que no passado estava a servir del cafeteria, integrada  num parque municipa, localizada no Agia Triada –  num espaço social de solidariedade, livre expressão e criatividade. Durante este mês, funcionaram vários projetos r como oficinas de arte para crianças, cozinhas coletivas, concertos e debates, nesta nova Okupa popular.

Crianças pintam na Labidona, 1 de Outubro, 2011

http://www.youtube.com/watch?v=kpmhied-7y4 &

É óbvio que as autoridades locais não querem que o espaço de “Labidona” continue a ser um espaço livre que sirva as necessidades dos moradores do bairro. Em vez disso o presidente da Câmara e sua gangue pretendem privatizar o espaço, com fins lucrativos, e de negócios para eles e para os empresários que os gerem, provavelmente como um bar-cafetaria.

A Assembleia do Centro Social e Cultural de Vyronas pediu solidariedade e apelou à intervenção na Conselho da Cidade, segunda-feira 31 de outubro, pelas 15h00.

Nesse dia, os moradores e coletividades protestaram em vão, contra essa decisão. Os moradores, então, decidiram libertar o espaço da polícia municipal e dos guardas de segurança. De acordo com o seu comunicado, “apesar do autoritarismo, conduta não democrática, hipócrita e caluniosa da Autoridade Municipal, o espaço Labidona  não se tornará outra cafetaria privada. Ele continuará a servir os moradores de Vyronas pelos moradores de Vyronas, como um Centro Social e Cultural, como um espaço social de solidariedade, liberdade de reunião e criação”.

Próximas actividades na Labidona:

Terça-feira, 1 de Novembro, 7h da tarde:
Abertura do espaço e conversa informal

Quarta-feira, 2 de Novembro, à meia-noite:
Conferência de imprensa sobre a operação repressiva / 7h da tarde:
Conversa informal

Quinta-feira, 3 de Novembro, 7h da tarde:
Discussão sobre o Centro de Saúde

Sexta-feira 4 de Novembro, 7h da tarde:
Assembléia Popular de Vyronas

Sábado, 5 de Novembro, 10h da manhã:
Dia da criatividade para crianças e limpeza da área circundante

Domingo, 6 de Novembro,  11h da manhã: Café popular / 6h da tarde: Assembleia do Centro Social-Cultural (koinonikokentrovirona@gmail.com)

Fonte/Em Inglês/Em Espanhol/Em Italiano

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>