Rede tradutora de contrainformação

Alemanha: Crónica da manifestação antifascista em Dortmund

A 29 de Março de 2014, cerca de 400 pessoas participaram numa manif antifascista em Dortmund, tomando as ruas em memória do punk Thomas “Schmuddel” Schulz, assassinado há nove anos pelo neonazi Sven Kahlin, assim como de Mehmet Kubaşık, uma das vítimas de uma série de assassinatos cometidos pelo NSU.

A manifestação começou na estação ferroviária principal e passou pelo bairro de Dorstfeld, onde vivem muitos neonazis, na chamada “zona doméstica”(há anos que tentam controlar esta parte de Dortmund). Por isso antes de entrarem em Dorstfeld, mutxs ativistas usaram guarda-chuvas para se proteger dos fotógrafos fascistas.  A bófia usou este pretexto para parar a marcha, argumentando que as pessoas se mascarariam (tapar a cara considera-se um ato criminal na Alemanha). Minutos depois, fecharam-se os guarda-chuvas e a manifestação poude continuar, ainda que os manifestantes usassem outras formas para que os não reconhecessem. Em Dorstfeld, um grupo de neonazis estava a fazer um churrasco enquanto as fotos eram colocadas nas redes sociais, supostamente. Obviamente a bófia protegeu xs fascistas, bloqueando todos os acessos até elxs.

Foi uma manif ruidosa e foi muito bom que tanta gente estivesse nas ruas (as manif de anos anteriores tiveram apenas 200 pessoas).
No entanto foi decepcionante ver como a bófia parava 400 antifascistas por usar guarda-chuvas e não se fizesse nada contra isso…