Rede tradutora de contrainformação

[Brasil] Publicação informativa sobre a Operação (Anti-anárquica)Erebo em Porto Alegre – Um convite para o debate

recebido a 01.03.18

Vimos uma iniciativa, que chama à ofensiva e aviva nossos impulsos e instintos.
Assim, respondemos ao chamado de Agitação contra a Operação (Anti-anárquica)Erebo em Porto Alegre – Um convite para o debate, desde a tocaia, na propagação de reflexões.

“Sentimos a necessidade de trazer o tema da Operação Erebo para a troca de ideias- anárquica e Anarquista – pois o tema parece observado através de um vidro embaciado. Não fica claro quais os alvos da Operação, suas repercussões, a situação dos anárquicxs atingidxs e nem se fala do que poderíamos apreender dessa experiência. Assim, achamos que há vários pontos que valem a pena serem reflectidos. E esta publicação é a ferramenta que nos parece que pode ajudar a desembaciar alguns aspectos. Com essa intenção reproduzimos alguns textos e compartilhamos nossas reflexões. Trazemos estas reflexões, dentre várias perspectivas, a partir da visão com a qual nos sentimos mais próximos. Mas, não se trata somente de afinidade ou cumplicidade, trata-se também da necessidade de afincar na reflexão sobre a informalidade anárquica no território controlado pelo estado brasileiro.

Dentro das diferentes formas de viver o anarquismo e procurar a anarquia, o ataque informal anárquico está sendo omitido das reflexões e debates. Não podemos imaginar se isso acontece porque “não se sabe” dos ataques, porque “não se quer falar disso” ou porque algumas tendências anarquistas têm criado uma linha quase única de pensamento ácrata. O que está claro é que pouco ou nada se debate sobre o tema. Isto nos estranha já que, sendo anarquistas como somos, as práticas subversivas de confrontação contra a dominação teriam que estar entre os temas favoritos de nossas conversas.”

publicação em pdf  aqui