Rede tradutora de contrainformação

Tentativa de autogestão em um restaurante em Tessalônica

Barθelonica (Barcelona) é um restaurante localizado na rua Venisélu Nº 3, na cidade de Tessalônica, que desde o dia 7 de junho os empregados são os únicos a gerir o local.

Duas semanas antes que o restaurante passasse para as mãos dos trabalhadores, os proprietários afirmaram que a empresa não era rentável e que permaneceria fechada durante os três meses de verão. Comunicaram aos empregados que eles seriam demitidos e que pagariam as pendências legais e indenizações pelas demissões em outubro, sempre e quando tivessem o dinheiro.

Conforme declarado na nota divulgada: “Nós, trabalhadores da área de Turismo/Hotelaria sabemos muito bem o que significa a palavra demissão em tempos de crise econômica e de políticas anti-operárias e anti-populares. Simplesmente significa o nosso abandono na degradação. Tentamos e conseguimos que os proprietários pagassem algumas despesas da empresa e da nossa seguridade social. Agora nós vamos nos ocupar da gestão e funcionamento do restaurante durante os meses de junho e julho, e agosto vamos aproveitar as férias que nos correspondem.

Como funcionários do restaurante Barθelonica, decidimos não permitir o fechamento do restaurante onde trabalhamos, e não permitir o fechamento de nenhum restaurante que levaria à demissão de muitos companheiros. Por isso apoiamos a luta dos nossos companheiros do restaurante Banquete.

Nós vamos gestionar o restaurante Barθelonica através de nossas assembléias. A assembléia é baseada em decisões por maioria, em que todos os funcionários devem respeitar e cumprir. Todo o lucro líquido será dividido igualmente entre os funcionários. Todos trabalharão as mesmas horas e nos mesmos postos de trabalho, onde trabalhávamos antes. Além disso, decidimos oferecer um desconto de 30% para todos os clientes.

Apelamos a todos os trabalhadores, a juventude e o povo de Tessalônica que nos apóiem de maneira ativa, para salvar os nossos empregos e que não acabemos no desemprego e pobreza.O restaurante Barθelonica está localizado no centro da cidade, na rua Venizélu Nº 3, na altura da Rogóti, no primeiro andar. Horário de funcionamento: das 11h00 às 01h00. Fechado aos domingos.”

Os empregados do restaurante Barθelonica

Fonte: http://www.antipliroforisi.info