Rede tradutora de contrainformação

Monte Parnis: Luta contra a pilhagem da montanha e a ação paraestatal

Como acontece a cada ano, desde 2007, no fim de semana de 3 a 4 de julho foi promovido pela Iniciativa de Luta da Colina de Strefil pela Terra e Liberdade, no monte Parnis, na área do antigo Hotel “Xenia”, nos arredores de Atenas, um evento de dois dias de resistência contra a destruição e o saque da montanha.

Contudo, poucos dias depois, no sábado, 10 de julho, a polícia anunciou que, após suas investigações na área de “Xenia”, feitas após as informações que receberam, encontrou um dispositivo explosivo improvisado de grande potencia na área. No dia seguinte, e desde que a bomba estava nas mãos da polícia, apareceu e se entregou à polícia Jristo Lucópulos, ex-militar, um segurança conhecido no mundo da noite, associado ao grupo fascista “Aurora de Ouro”. Logo após a sua rendição, o assunto foi abafado pela polícia e completamente silenciado pelos meios de desinformação de massa, embora destinado a desorientação quanto ao verdadeiro alvo da bomba, e uma subestimação da gravidade do caso e suas potenciais conseqüências.

O fato da colocação de uma bomba por uma pessoa com o passado e as relações de Lucópulos, ao mesmo tempo e no mesmo local da realização de uma atividade política de dois dias consecutivos, com dezenas de lutadores, incluindo crianças, não pode ser visto como algo acidental ou indiferente. Não havia outro destino para a bomba encontrada em “Xenia”, salvo a atividade realizada nesta área pela Iniciativa de Luta da Colina de Strefil pela Terra e Liberdade.

Comunicado:

A catástrofe de 27 de junho de 2007 [incêndio florestal no monte Parnis] não constitui nada mais do que um único momento do desastre e os saques continuados do monte Parnis por uma série de ações criminosas e planejamentos do Poder político e econômico na montanha.

Três anos mais tarde, o edifício do cassino está se expandido no coração da natureza, as bases militares e o parque de antenas ocupam os mais altos picos do Parnis, e empreiteiras de construção brotam entre os bosques que restaram.

Três anos mais tarde, nos antigos palácios reais são comercializadas terras e florestas públicas, no sopé da parte leste da montanha avança o empreendimento de uma zona industrial (Τecnópolis Acrópole S.A.) e no centro do parque natural avança o programa de criação e instalação de turbinas eólicas.

Três anos mais tarde, são feitas intervenções nas fontes naturais e trilhas da montanha, alterando ainda mais a paisagem natural, estão projetando a construção de shopping de lazer na área da Santíssima Trindade, a limitação do acesso gratuito ao Parque Natural, a imposição de entrada para os visitantes e a conversão total da montanha em um parque urbano com uma série de usos comerciais.

Três anos mais tarde, a luta contra a destruição e o saque da montanha segue…

A solidariedade é a nossa arma!

A repressão estatal e o terrorismo paraestatal não vão parar a luta social anti-autoritária pela Terra e Liberdade!

Iniciativa de Luta da Colina de Strefi pela Terra e Liberdade

Fotos do evento de resistência contra a destruição e o saque da montanha

Mais infos: http://strefis.ath.cx/