Rede tradutora de contrainformação

Alemanha: Antidemo em Dortmund

A origem

O dia 01/09/1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, é muitas vezes evocado como o da primeira ação militar da Alemanha nazi mas tal foi a 26/04/1937, o ataque aéreo alemão sobre a cidade espanhola de Guernica, convenientemente esquecido nos dias de hoje, pois isso implicaria recordar também a República Espanhola e o ótimo funcionamento das estruturas anarquistas da sociedade em muitas partes da Espanha, nessa  época. O dia anti-guerra na Alemanha,desde 1966, é baseado neste equívoco.

Desde 2005, os nazis com o chamado “National Anti-Guerra” no primeiro sábado de Setembro, têm em mente a história do nacional-socialismo mas também a possibilidade de obterem mais jovens para as suas fileiras, através da crítica ao capitalismo recheada de  anti-americanismos e anti-semitismos. Segundo eles, o  responsável pela exploração da natureza e da humanidade (que inclui apenas os “povos”nazis) não é toda a estrutura da sociedade, mas uma pequena parte ou algumas nações.  É este o seu anticapitalismo-racista-nazi.

O “National Anti-Guerra” começou modestamente, com menos de 300 participantes, mas cresceu ao longo dos anos e hoje é uma das maiores manifestações nazis na Alemanha. Cresceu  mas também cresceu a resistência anti-fascista .

Ação-Reação

Cerca de 15 mil pessoas, de todas as partes da Alemanha  reuniram-se no último sábado (3 de Setembro) numa manifestação contra uma marcha de neonazis na cidade de Dortmund, realizada pelo oitavo ano consecutivo.
As forças de segurança protegeram a manifestação ultradireitista. Inicialmente, a concentração neonazi tinha sido proíbida pelas autoridades locais, mas acabou sendo autorizada à última hora pelo Tribunal Constitucional alemão.
Violentos confrontos, entre polícias e manifestantes da esquerda radical, ocorreram depois de ativistas tentarem romper a barreira policial que os separava da concentração neonazi.

A polícia usou cassetetes e canhões de água para dispersar os manifestantes, que ripostaram com pedras, garrafas e fogos de artifício. Quase 300 pessoas foram detidas. Dezesseis agentes ficaram feridos, um deles gravemente. Sete manifestantes também saíram feridos do confronto. A solidariedade de centenas de manifestantes anti-fascistas, concentrados frente à sede da polícia, permitiu que rapidamente fossem soltos todos os presos. O bloqueio de comícios nazis é realmente importante, mas não é suficiente para combater o surgimento do nacionalismo e do racismo.

Organizemos a resistência anti-fascista  através  da  construção de uma nova sociedade!

Fotos protesto antinazis

Vídeo de manifestantes antinazistas atacando uma viatura da polícia

Fontes: 1, 2, 3