Rede tradutora de contrainformação

Colômbia: Carta a Nicolás Neira em seu aniversário número 22, escrita por seu pai, Yuri Neira

Nicolás Neira, jovem anarquista, foi brutalmente assassinado em 1˚ de maio de 2005 pelo ESMAD, a policial nacional colombiana
Nicolás Neira, jovem anarquista, foi brutalmente assassinado em 1˚ de maio de 2005 pelo ESMAD, a policial nacional colombiana

Como há 22 anos chega, mais uma vez, o 11 de outubro, e com ele seu aniversário. A diferença é que durante 6 anos já não festejamos, agora comemoramos. Não há mais convite para o cinema, para almoçar, a saída e o planejado presente; agora o passeio é pelo setor 24, bloco 1, lote 164, no Jardim da Memória. Mas começo a pensar, visitar o que? Uma placa? Uma sepultura? Por isso não vou.

Hoje no seu aniversário 22 vou te dizer o que você tem perdido: por exemplo, sua tia louca como você a chamava, se casou com um tipo muito legal que, por questões da vida, está agora hospitalizado; também se casou seu primo Raulito. O governo inventou uma “lei” bastante leonina contra os jovens e o protesto social chamada “lei de segurança pública”; seu time, América de Cali, não está muito bem no torneio (o meu millos [Club Deportivo Los Millonarios] também, os jogadores estão deixando a desejar, assim que estamos empatados jajá).

Também lhe conto que muitos jovens seguem muito atentos à sua causa pela justiça, contra a brutalidade policial e pelo desmonte do ESMAD: o mesmo grupo que o assassinou da maneira mais cruel… um garrote na cabeça.

Dias antes de seu aniversário, a tristeza oprime-me mais do que o resto do ano; ainda penso como se você estivesse conosco fisicamente, já que em espírito sempre tem estado. Este ano qual seria seu presente? E como nos últimos 6 anos, não encontro resposta e isso me martiriza muito. Só sei que neste momento a única coisa que posso lhe presentear é o meu trabalho para encontrar a seus assassinos, desmascará-los, levá-los à justiça, mesmo sabendo que o sistema de justiça colombiano protege os policiais corruptos. Para um exemplo: o promotor encarregado da investigação, Luis Ernesto Ordúz, leva mais de um ano sem tocar no registro e evitando compromissos com os advogados, tudo para proteger o sistema corrupto. Filho, eu tenho 2.355 dias, 56.496 horas chorando em silêncio por sua partida e os 11 de outubro aumentam a minha tristeza por tentar comemorar sua chegada, quando você já se foi. No entanto, filho, onde você estiver, FELIZ ANIVERSÁRIO… Seu velho, triste e louco, Papá.

Ps: Meu Nico, não se esqueça de mim, lembre que meu maior desejo, além de encontrar teus assassinos, é voltar a vê-lo e abraçá-lo… espero esse dia.

agência de notícias anarquistas-ana
fonte: nodo50.org