Rede tradutora de contrainformação

Atualizações das prisões gregas

sasta-salonica
Faixa em Tessalónica, Grécia (27/3/2014): “Todos os valores da democracia são prisões de máxima segurança”

Atualmente, o governo grego está a preparar um novo projeto de lei sobre as prisões, para além da construção de novas prisões de máxima segurança e o endurecimento das normas carcerárias.

Nesta situação – enquanto as prisões gregas estão a ferver – na 5ª feira, 27 de Março de 2014, os guardas prisionais assassinaram o preso Ilia Kareli, de origem albanesa.

Ilia Kareli, que esteve encarcerado durante 16 anos, tinha executado dois dias antes um guarda nas prisões de Malandrino, tirando-lhe a sua miserável vida com uma faca. Este carcereiro, que os mass merda pretendem apresentar como santo, não era mais do que um torturador sádico, que  fustigava presos com cabos elétricos. Ilia Kareli faleceu após a sua transferência para as prisões de Nigrita (Serres), por hemorragia interna causada pelos brutais espancamentos dos guardas.

Extraímos e traduzimos do texto informativo – divulgado a 24 de Março por alguns presos – os pontos desse projeto de lei já tornados públicos:

1. Categorização especial dxs presxs em três tipos (A, B, e C). Na categoria especial tipo C entrarão todxs xs presxs acusadxs por roubo ou extorsão no contexto da sua participação em organização ilícita, xs presxs políticxs, xs que se consideram perigosxs e que tenham sido  condenadxs a penas de prisão que vão dos 10 anos até à prisão perpétua, assim como xs que participem em motins dentro da prisão.

2. Xs que forem categorizadxs como presxs de tipo C serão privadxs do direito a saídas da prisão e ser-lhes-ão limitadas as visitas dos seus familiares e os contactos telefónicos com elxs. Anuncia-se a construção de novas celas tipo C, tanto na prisão de Domokos como em outras, com o objetivo de isolar xs presxs.

4. A polícia adquire um papel de presença permanente dentro das prisões (registos nas celas, transferências dxs presxs no interior da prisão etc.), con jurisdições e poderes secretos que nem sequer são mencionados no Diário Oficial do Governo.

Em resposta a esta monstruosidade que o Poder prepara para xs que estão encarceradxs nas masmorras democráticas, como também em repúdio ao assassinato do Ilia Kareli, xs presxs em várias penitenciárias levam a cabo mobilizações e protestos massivos, em alguns casos com abstenção de comida da prisão ou negando-se a entrar nas celas.

Fazemos uma chamada para se fazer circular esta notícia, assim como uma chamada à solidariedade ardente para lá das fronteiras.

Na Grécia, como em todas as partes, a solução é só uma:

Fogo às prisões, com os carcereiros dentro!