Rede tradutora de contrainformação

EUA: Eric McDavid libertado da prisão!

dancing-shotQueridxs amigxs e companheirxs,

É com os corações a estourar que escrevemos para vos dar uma notícia surpreendente. Hoje, 8 de Janeiro de 2015, foi ordenada a saída da prisão a Eric. Já passaram praticamente nove anos desde que foi detido em Auburn, Califórnia, a 13 de Janeiro de 2006.

A libertação de Eric aconteceu devido a um pedido de habeas corpus que ele e a sua equipa legal interpuseram em Maio de 2012. O governo reteve o conteúdo de documentos importantes omitindo-os da defesa durante o julgamento;os juízes anularam o julgamento anterior que o manteve na cadeia todo esse tempo, e impuseram-lhe uma diferente, de 5 anos de prisão, pois ele deu-se como culpado de uma acusação menor.

Até hoje, a data de saída prevista para Eric era Fevereiro de 2023.

Estamos mais que entusiasmados pelo facto do Eric estar em breve em casa connosco, onde pertence. Mas nada muda o facto do Eric e dos que lhe são queridxs terem tido 9 anos roubados pelo estado. Às vezes, esta luta parecia quase impossível. O Eric suportou greves de fome, solitário, a separação de centenas de quilómetros de tudo e de todxs xs que amava, o isolamento, as paredes frias e o arame da prisão. Essas coisas pretendiam quebrá-lo – mas o estado falhou redondamente este objectivo. O Eric permanece firme e forte. O Eric contestou as acusações contra ele, há 9 nos, porque sabia que era a coisa certa a fazer. Tem mantido a sua integridade todos estes anos, mantendo-se fiel a si mesmo e às coisas em que acredita. Mas não o fez no vácuo. Obrigado a todxs xs quelhe mostraram o seu amor e o apoiaram nestes últimos 9 anos. Fizeram toda a diferença. A todxs xs que escreveram uma carta, mandaram desenhos de dragões ou fotos de fadas, ou incluindo imagens de algo tão simples como um bocado de relva… deram cor à vida de Eric, fogo e ligação durante estes 9 anos. Provaram que a solidariedade é a nossa arma mais forte.

Estamos ansiosxs para celebrar! Mas também temos de nos lembrar que o caso do Eric é apenas um entre muitxs- e não é de maneira nenhuma o mais notável. Desde o 11/9 que o estado se tem empenhado na perseguição política de centenas de pessoas neste país- a maioria dos quais de comunidades muçulmanas- pelas suas afiliações políticas e religiosas. E xs nossxs companheirxs continuam a ser alvo e a serem presxs por se atreverem a sonhar. Estamos cheios de alegria por o Eric estar a vir para casa. Mas também sabemos que nunca poderemos ter descanso até todxs estarem livres.

O Eric foi libertado da prisão do condado de Sacramento, mas a sua luta está longe de terminar. Recebeu 2 anos de liberdade supervisionada e estará sob o controlo deles durante esse tempo. Sair da prisão é uma jornada complicada e difícil, mas é uma que estamos animadxs e prontxs para começar.

Mais uma vez obrigado a todxs- e um grande hurra aos advogados do Eric – Mark Vermeulen e Ben Rosenfeld – que trabalharam incansavelmente e apaixonadamente no seu caso durante anos, pro bono.

Entraremos em contacto nas semanas seguintes- Até lá- celebrem! Lutem! E como o Eric diria…. Encontrem a VOSSA alegria!

Muito amor para todxs vós.

Até que todxs estejam livres!

Apoio a presxs de Sacramento

Para correspondência com Eric:

Eric McDavid
c/o SPS
PO Box 163126
Sacramento, CA  95816, USA

 Inglês