Rede tradutora de contrainformação

Veria, Grecia: Atualizações sobre a luta antifascista

No sábado, 9 de junho, ao meio-dia, um grupo de cerca de 15 neonazistas do partido Chrisi Avgi (Amanhecer Dourado) tentou espalhar suas asquerosas ideias em Veria, distribuindo panfletos e jornais – vestidos, como sempre, de forma ridícula, com bonés, camisas e bandeiras com os distintivos do partido. Imediatamente, começaram a se reunir também os antifascistas, inicialmente um grupo de 10 pessoas que, em seguida, aumentou.

No centro da cidade, no cruzamento das ruas Elias, Venizelou e Mitropoleos, os neonazistas levavam paus, supostamente para as bandeiras e então o confronto começou. Os antifascistas estavam “desarmados”, mas conseguiram tirar os paus e outros objetos usados ​​pelos neonazistas durante o confronto. Então, os antifascistas perseguiram o grupo neonazista pelas ruas da cidade, lhes deram uma surra e os obrigaram a fugir às pressas. Cabe destacar que os neonazistas haviam contratado um guarda privado para protegê-los.

Depois de algumas horas, os neonazistas voltaram em maior número e mais bem equipados, com paus e capacetes. Não foi por acaso que eles encontraram a oportunidade de atacar quando os antifascistas já haviam se dispersado. Invadiram uma cafeteria no centro da cidade e intimidaram as pessoas lá dentro, causando danos no local e jogando uma cadeira de metal na cabeça de um dos clientes, quando este protestou.

Deve ser dito que a cafeteria não tem nada a ver com o espaço anarquista, exceto que o proprietário é parente de um compa. O proprietário e outros clientes apresentaram uma queixa contra os neonazistas por causar sérios danos e lesões corporais. A polícia prendeu 8 neonazistas, entre eles Giannis Sachinidis, candidato do Amanhecer Dourado na prefeitura de Pella.

Após estes acontecimentos, varios antifascistas se reuniram na praça Dimarchiou, junto com outros compas solidários de cidades próximas, e fizeram uma passeata antinazista nas ruas principais do município de Veria.

No domingo pela manhã, dia 10, os neonazistas apresentaram, por sua vez, uma queixa contra o proprietário – por agressão verbal, ameaças e difamação. Tanto o proprietário da cafeteria como os 8 neonazistas estão presos numa delegacia, onde na manhã de domingo prestaram declarações perante o Ministério Público. O julgamento aconteceria nesta segunda-feira, 11 de junho, às 10 horas.

fonte e mais fotos: athens.indymedia.org
traduzido por agência de notícias anarquistas-ana