Rede tradutora de contrainformação

Contra o desenvolvimento “verde” e o desvio do rio Aqueloos

Neste domingo, 28 de novembro, aconteceu em Patras (a terceira maior cidade da Grécia), no espaço Parártima, um evento organizado pela Reunião Autônoma de Luta contra o desenvolvimento “verde” [desenvolvimento sustentável], as barragens e o desvio do rio Aqueloos (o maior rio da Grécia).

O evento fez parte das ações de 3 dias que foram realizadas nas cidades de Arta, Agrinio e Patras, antes do julgamento jurídico do dia 8 do dezembro sobre o caso da desapropriação forçada da comunidade de Mesocora pela DEI, a companhia de eletricidade grega.

A jornada começou com a projeção de um vídeo de 20 minutos que abordava a pilhagem da natureza em todo o planeta, promovida pelo capitalismo e o Estado.

Logo após rolou uma sessão informativa sobre o avanço das obras técnicas do desvio do rio Aqueloos e do ressurgimento das lutas sociais contra este plano desenvolvimentista. Também houve uma curta falação a respeito do desenvolvimento verde, como principal meio ideológico que o domínio global usa para justificar o saque do planeta, e a necessidade de reforçar a luta e fazê-la mais ampla, autônoma, sem intermediários ou mecanismos estatais.

Ao final do evento companheiros e companheiras da cidade de Igoumenitsa informaram os presentes sobre o aumento da violência racista na sua própria região.

http://ipposd.wordpress.com/