Rede tradutora de contrainformação

Relato da manifestação antifascista em Nikaia, Pireo

Neste sábado, 12 de novembro, mais de 700 antifascistas responderam ao apelo contra a concentração de neonazistas do grupo “Chrisi Avgi” (Amanhecer Dourado) no bairro popular de Nikaia, Pireo. Desde as 12 horas as pessoas começaram a se reunir na praça Davaki, enquanto por volta das 14 horas chegou ao local a marcha motorizada dos compas que antes haviam realizado uma concentração de solidariedade com os perseguidos pelo “caso Psachna“, na área de Monastiraki.

A manifestação começou, apesar das maciças forças policiais presentes tentando impedi-la. Por volta das 15 horas começaram a cair os primeiros gases lacrimogêneos contra os manifestantes antifascistas e os enfrentamentos com a polícia nas ruas do bairro. As pessoas revidaram o ataque policial atirando pedras e se defendendo e lutando corpo-a-corpo com os policiais, que tentavam manter a manifestação distante da praça de Agios Nikolas, onde os neonazistas se encontravam reunidos.

Os moradores do bairro muitas vezes apoiaram os antifascistas e protestaram contra o uso extensivo de produtos químicos e de gás lacrimogêneo que permeava e envenenava as ruas de Nikaia. A polícia também atacou alguns dos moradores do bairro que estavam protestando. Também houve o registro da presença de grupos neonazistas motorizados armados com cassetetes patrulhando as ruas e atacando juntamente com a polícia os antifascistas. Pelo menos em dois casos, grupos de neonazistas que tentaram se aproximar da sua miserável concentração de ódio racial foram identificados e golpeados pelos antifascistas (mais fotos).

A maioria dos manifestantes presentes eram anarquistas e antiautoritários, mas havia também alguns grupos de esquerda. É importante mencionar a presença de muitos imigrantes e sua participação ativa nos confrontos com os parasitas uniformizados da polícia grega. Apesar do combativo protesto e a oposição dos moradores do bairro, cerca de 300 paraestatais neonazistas da “Chrisi Avgi” compareceram ao comício racista e xenófobo, sempre respaldados pelas instituições oficiais de um Estado abertamente fascista.

Morte ao fascismo!

fonte
agência de notícias anarquistas-ana