Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Concentração solidária com trabalhador imigrante espancado pelo patrão

lucha-1024x613
Com solidariedade de classe e organização fazemos a guerra aos patrões e aos fascistas

No sábado, 22 de Fevereiro de 2014 – após uma convocatória do sindicato de base dxs camareirxs, cozinheirxs e demais trabalhadorxs no setor alimentar, contando com a participação de coletividades e sindicatos solidários – levou-se a cabo uma intervenção diante do club SCHERZO, situado na rua Vorea 8, no bairro de Marousi, norte de Atenas. A concentração de protesto foi em solidariedade com o imigrante, trabalhador neste negócio e membro do sindicato, que foi recentemente  sovado brutalmente pelo patrão porque perguntou pelo dinheiro que aquele lhe devia… Durante quase 2 horas, mais de 200 pessoas gritaram palavras de ordem, repartiram textos e folhetos e informaram xs peões e as pequenas empresas da vizinhança. Uma vez acabada a intervenção, realizou-se uma breve marcha.

O imigrante trabalhava neste club desde há 5 meses, mais de 12 horas por dia, 30 dias por mês, e só lhe pagavam 10 euros ao dia. Para além das tarefas da limpeza, tinha que se encarregar também de assuntos diversos do club e assuntos pessoais do patrão. Como se isso não fosse o suficiente também lhe devia dinheiro.

Durante o pagamento de algumas das dívidas, o patrão Dimitris Tyrologos deu-lhe uma tareia brutal e roubou-lhe a mochila com documentos pessoais e dinheiro. O imigrante teve que ser internado num hospital onde permaneceu durante três dias. Apesar da ferocidade do seu dia a dia laboral, o trabalhador mobilizou-se desde o primeiro momento e denunciou o patrão na Inspeção do Trabalho. Após o espancamento que recebeu exigiu e continua a exigir a sua dignidade laboral, entrando em contato com espaços sociais solidários e o próprio sindicato de base da gente que trabalha no setor de alimentação.

Cada mão de patrão que é levantada contra imigrantes trabalhadores deve ser cortada.