Contato

Para contribuir com traduções, edições-correções e/ou materiais originais para publicação tais como atualizações a partir das ruas, reportagens de ações, comunicados de reivindicação, textos dxs companheirxs presxs ou perseguidxs, chamadas, brochuras, artigos de opinião, etc.: contrainfo(at)espiv.net

Alemanha: Chamada a ações diretas pelo bosque de Hambach

activist -hambach

alem 1

lignitemining

O bosque de Hambach, perto de Colónia, na Alemanha, uma das florestas mais antigas da Europa, está ameaçado pela empresa RWE AG que opera no sector da energia e mineração a céu aberto de extracção de lenhite (a maior da Europa). O saque da área, devido às actividades desta empresa, começou já em 1978 mas pretendem continuar a expandir a mineração até que consuma por completo o que resta dele.

Fazendo frente a esta situação, activistas ocuparam partes do bosque, ao longo dos últimos anos, tentando impedir o avanço das obras de expansão da mineração. Desde Abril de 2012, data da primeira ocupação, a polícia desalojou já 3 vezes os acampamentos de resistência, mas os activistas voltaram sempre a reocupá-los.

Segue-se a tradução para português de mais uma das chamadas de solidariedade e ação no âmbito de um novo acampamento/encontro – de 26 de Setembro a 6 de Outubro de 2014 – assim como a convocatória para participar nos fins de semana de ação dos próximos meses:

Não toquem nas árvores!

Está na altura de actuar!

O período de registo começa em Outubro! Não ficaremos a olhar!

Em cada Outono o bosque prepara-se para a letargia invernal. As folhas caem das árvores, os esquilos escondem a última pinha, xs activistas calefeteiam as suas casas sobre as árvores. Todos os seres estão à espera de um período frio, mas calmo e pacífico. Mas a partir de Outubro as máquinas infiltrar-se-ão novamente no bosque de Hambach.

Seres humanos e outros conhecidos por “Harvester” (grandes máquinas para cortar árvores) não dão qualquer descanso ao bosque e ultrapassarão a barreira da exploração mineira outros 200 metros até ao acampamento, para matar outras partes do já ferido bosque de Hambach.

Mas se não querem deixar dormir o bosque, também nós não quereremos descansar.

Existem inúmeras possibilidades de intervir, seja mediante a ação direta, de distúrbio ou através da expansão da ocupação.

Para todxs aquelxs que não têm possibilidade ou energia para passar muito tempo no bosque, existem todavia bastantes modos para apoiar a luta: criarem o seu grupo de afinidade (com pessoas de confiança), sentarem-se juntxs, serem criativxs e pensarem numa ação que desejariam fazer no bosque durante os fins de semana de ação e/ou noutro dia qualquer.

Se quiserem vir sózinhxs, podem participar nos dias de ação mensais, de maior envergadura, ou virem quando quiserem e nos apoiarem no que possa fazer a diferença.

Aqui  pode-se encontrar os mapas das ações.

O lema para os dias frios é: Mais adrenalina que hibernação e aquilo que está frio e húmido, quando metido ao lado do forno com chá e companhia, ficará quente e seco num instante!

Seguir-se-ão mais informações (em inglês) aqui. Mais informações por mail, telefone ou diretamente no bosque, com xs activistas.

Contacto: hambacherforst@riseup.net
Telefone: +49 (0) 15754136100

Fins de semana de ação:
30/10 – 2/11/14
28/11 – 30/11/14
30/12 – 1/1/15
30/1 – 1/2/15
27/2 – 1/3/15
27/3 – 29/3/15

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>