Éramos mais de 200 pessoas xs que nos reunimos na noite de 28 para 29 de Novembro de 2014, nas vizinhanças do hospital Gennimatas, onde está internado o anarquista preso Nikos Romanos, em greve de fome desde 10 de Novembro. Esta foi a segunda concentração solidária após a transferência do compa para Gennimatas.
A convocatória era para as 23:00 horas, como resposta imediata à notícia do agravamento do estado de saúde de Nikos. A policía tinha bloqueado, com forças motorizadas DELTA, a rua por onde passámos a última vez – para chegar à parte traseira do hospital e ter contacto visual com a habitação-cela onde se encontra o compa.
Os porcos da DELTA pediam o bilhete de identidade a várias das pessoas que chegavam às vizinhanças do hospital, além de revistar as suas mochilas. Para evitar a trampa, a maioria dxs solidárixs tiveram que atravessar o parque pequeno que se encontra detrás do hospital. Muitas palavras de ordem, desta vez mais incendiárias e mais apaixonadas, foram gritadas para transmitir o nosso apoio a Nikos Romanos. A concentração finalizou lá para a 1:30 da madrugada.
As palavras de ordem que se escutam no vídeo são: Nikos força, até à liberdade / O Estado chama malfeitores aos/às lutadorxs, malfeitorxs são os antimotim e xs secretas / Escutem-no bem carcereiros, mãos fora dxs lutadorxs / Nem nas prisões de Avlona, nem nas de Domokos, liberdade para Nikos Romanos / Greve de fome pela liberdade, fogo e pólvora para todas as celas / A paixão pela liberdade é mais forte que todas as celas / Liberdade para xs que estão nas celas / O justo está do lado dxs amotinadxs, não no lado dxs chibatxs e dxs ajoelhadxs / Nikos força, até à liberdade!
SOLIDARIEDADE COM NIKOS ROMANOS E YANNIS MICHAILIDIS
MORTE À BÓFIA, JUÍZES E CARCEREIRXS