Rede tradutora de contrainformação

Santiago do Chile: Boletim “La Bomba” nº 21

Editorial do Boletim “La Bomba” nº 21

Diversas e distintas são as expressões do conflito anárquico que se têm vindo a desenvolver no Chile desde Maio. Com toda a pujança fizeram-se sentir iniciativas de ação em memória do companheiro Mauricio Morales, Punky Maury, 8 anos após a sua morte em ação. Confrontos com as forças policiais a partir dos liceus e universidades, ataques incendiários e as ruas transbordantes nos desfiles pelo centro da cidade em sua memória, factos que tiveram grande repercussão nos meios de imprensa, na polícia, na torpe cidadania e nos palhaços do governo.

Expressões de luta e solidariedade anárquica tiveram também reflexos nas ruas, dos liceus às universidades, após a morte de dois lutadores mapuche numa ação expropriadora na região de La Araucanía, a 10 de Junho, tendo sido o ex-bófia e latifundiário Ignacio Gallegos Pereira quem repeliu a ação, matando Luis Marileo e Patricio González. No mesmo mês foram realizadas as eleições primárias sob o signo de não participação no circo eleitoral do Estado: jovens tomaram as ruas e outrxs armadxs com fogo iluminaram as noites, convertendo em sucata umas máquinas do transantiago.

E desta forma avança o tempo e xs guerreirxs não descansam. As sabotagens e o vandalismo com claras posturas anti-autoritárias são o eixo central de tudo o resto, nesta publicação. A violência revolucionária, a ilegalidade, a solidariedade, a defesa da terra e dxs animais, a memória negra e muito mais. Esta é a luta libertária que não reconhece líderes nem dirigentes, que se organiza de forma horizontal, com autonomia, livre associação e que apesar de tudo persiste e não retrocede perante nada nem ninguém.

“La Bomba”, Pela expansão do Caos e da Anarquia.
Individualidades Anárquicas.
Agosto 2017, Chile.

Clica aqui para ler/descarregar a publicação.

em espanhol