No sábado, 11 de Janeiro de 2014 foi levada a cabo nos bairros do centro de Atenas uma manifestação contra os campos de concentração para imigrantes e os pogrons estatalis da operação “Xenios Zeus”.
A manifestação foi organizada por vários coletivos (Antifascistas dos bairros do centro de Atenas, pessoas dos bairros de Aghios Nikolaos, Kypseli e Patisia, a Ação Antifascista de Kypseli-Patisia, e a Assembleia NoLager), para além dos reforços recebidos de outros coletivos e individualidades do centro e do este, oeste e sul de Atenas, que também estiveram presentes. Também foi importante a presença de imigrantes que participaram na marcha desde o início ou que se juntaram a ela no caminho.
Xs quase 700 manifestantes começaram a manif na praça Amerikis, passaram pelas ruas Mythimnis, Acharnon, Skiathou, Epidamnou, Sifnou, Patision e regressaram à praça Amerikis.
Durante a marcha, distribuímos centenas de folhetos em 7 idiomas diferentes, atirámos milhares de flyers e decorámos a cidade com pintadas e stencils. Não houve problema algum e o ato foi recebido de maneira muito acolhedora pelos imigrantes.
Entre outras, gritaram-se as seguintes palavras de ordem:
Xs imigrantes são irmãos e irmãs de classe. Nunca nem em parte alguma campos de concentração.
Campos de concentração, pogrons e Manolada [referência aos disparos com armas de fogo contra imigrantes camponeses que protestavam pelas suas condições de escravatura, às mãos dos provocadores a soldo dos latifundiários em Manolada, Peloponeso]. Isto é a Grécia se fores imigrante.
Professores albaneses e ciganos, e xs nossxs colegas de Teerão.
Terrorismo é procurar trabalho, estar sem segurança social, viver sem papéis.
Isto é o correto, papéis axs imigrantes, chutos nos patrões.
Bófia, amanhecerdouradistas, nazis, patriotas, da unidade nacional somos traidorxs.