Rede tradutora de contrainformação

Estamos sempre a aprender!

Uma pequena reflexão sobre a revolta dos imigrantes de Bari (Itália) e não só…

O panfleto que apareceu nas paredes de Molfetta (Bari)

Com efeito é uma expressão que se ouve muito; certamente que depois dos acontecimentos dos últimos dias, ou meses, seria a hora de a ter mais em consideração.

De fato, há poucos dias (segunda-feira, 1 de Agosto), mais uma vez como já aconteceu em outras vezes nos meses anteriores, mas com mais determinação os imigrantes que procuram asilo na CARA (Centro de acolhimento de requerentes de asilo) de Bari-Palese, deixaram de viver nas sombras e no limbo burocráticos em que se encontram reclusos e protestaram veementemente contra a situação na qual o Estado italiano os está a deixar indefinidamente.

Há pessoas à espera, há pelo menos sete meses, para lhes ser concedido o estatuto de refugiado (ou de pelo menos ter uma resposta), mas ao mesmo tempo sem qualquer indicação por parte do Estado sobre o andamento do seu processo, eles estão prisioneiros no CARA com fortes limitações à sua liberdade individual.

Nos meses anteriores, as linhas de Caminho de Ferro do estado têm sido repetidamente bloqueadas, em Bari-Palese, tendo sido criando o caos, por aqueles que não têm tido voz e que tanta necessidade disso têm.

Na segunda-feira, 1 de Agosto, o protesto espalhou-se, não apenas na linha de comboio, mas também na estrada 16, com fortes ligações em Bari-Foggia.

Nós só podemos receber com alegria e admiração esta notícia, pela coragem e decisão demonstradas pelas pessoas que, sem ter cometido qualquer crime, são forçados a definhar em campos cercados por arame farpado e controlados por militares e polícia.

Expressamos a nossa solidariedade para com todos os migrantes presos no CIE e no CARA, para que desses lugares não restem mais do que ruínas.

Também expressamos a nossa solidariedade aos insurrectos do Val Susa que continuam a lutar contra aqueles que pretendem subjugar todo um povo e as suas terras para a defesa dos seus interesses, assim como às populações árabes em revolta.

E à luz de tudo isso nós  interrogamo-nos… todas estas pessoas em revolta… não terá chegado a hora de tirar destes factos a devida lição?

fonte: Informa-Azione