Rede tradutora de contrainformação

Exarchia, Atenas: Ações directas contra a polícia

Cerca das 21.00, na noite de domingo, 11 de Setembro, as unidades policiais antimotins (MAT) que estão a guardar de forma permanente o Ministério da Cultura, localizado na rua Bouboulinas, foram atacadas  por um grupo com coquetéis molotov. O carrinha da polícia, estacionada no local, foi completamente queimado junto com uma parte do prédio do ministério.

Na noite anterior, sábado, 10 de Setembro, tinham ocorrido confrontos generalizados em várias ruas do bairro de Exarchia. Cerca das 23.00 foi atacada a carrinha da polícia no cruzamento das ruas Zoodohou Pigis e Akadimias, bem como as unidades da policia motorizada (DELTA) na rua Emmanouil Benaki, com pedras e 15 coquetéis molotov. Os conflitos mais graves tiveram lugar na rua Zoodohou Pigis onde os revoltosos montaram barricadas com queimas de contetores. Outro esquadrão da polícia antimotins foi também atacado na rua Tositsa, ao lado da Politécnica.

Alguns minutos antes da meia-noite da segunda-feira, 5 de Setembro, as unidades policiais antimotins estacionadas na rua Ippokratous foram atacadas com coquetéis molotov e pedras. Um par de horas mais tarde, outro ataque com pedras e 30 coquetéis molotov ocorreu contra as unidades policiais antimotins frente ao Ministério da Cultura.

Os assassinos uniformizados da polícia grega, em seguida, tentaram um ataque em torno da praça Exarchia, mas foram repelidos pelas pessoas  que se defendiam atirando pedras, cadeiras e mesas. Os polícias atacaram novamente todos os que estavam na praça, nas ruas e nos cafés em redor e, apesar da resistência das pessoas que se defendiam na rua Valtetsiou, um jovem foi ferido e preso. O compa M.O. ficou retido, sob detenção pré-julgamento, nas prisões juvenis de Avlona.

fonte: athens.indymedia.org