Rede tradutora de contrainformação

Confrontos em Tessalônica durante protesto anti-governo

A polícia e manifestantes envolveram-se neste sábado (10 de Setembro) em confrontos em Tessalônica durante uma marcha contra as políticas de ajuste anunciadas pelo governo grego. As forças da ordem utilizaram gás lacrimogêneo e granadas flash bang, atacando com bastões, para dispersar milhares de manifestantes que responderam com paus, pedras e outros objetos.

Os confrontos aconteceram principalmente em frente ao centro de convenção da cidade onde ocorria a 76ª Feira Internacional de Tessalônica (TIF), enquanto o primeiro-ministro Giorgos Papandreou dava a sua anual conferência de imprensa sobre a economia do país.

Mais de 10.000 polícias presentes nas ruas, tendo sido enviados de todo o pais, para a cidade portuária do norte da Grécia. Aproximadamente 100 manifestantes foram detidos.

Vídeo que mostra as imensas forças policiais do lado de fora da okupa Libertatia no dia 10 de setembro. Também no dia anterior mais de 100 unidades da policia motorizada grega tentaram intimidar os compas da okupa.

Centrais sindicais e diversos grupos políticos realizaram pelo menos sete protestos separados, que registraram a adesão das duas principais centrais sindicais do país, de associações de estudantes, “indignados”, movimentos “Não Pago”, grupos anarquistas, taxistas, imigrantes e até uma torcida de um time de futebol local (Iraklis). Durante o evento internacional, o governo do Partido Socialista Pan-Helénico (PASOK), reiterou que o governo aplicará o plano adotado em 21 de julho (para garantir os empréstimos internacionais da União Européia e FMI), que prevê mais privatizações, redução nos salários, demissões e novos impostos, entre outras medidas.

Ataque incendiário contra um banco

Um artefato incendiário artesanal, feito de quatro cilindros de gás, explodiu na madrugada de quarta-feira (7 de Setembro) do lado de fora de um banco em Ano Poli, em Tessalônica. A explosão ocorreu por volta das 5h30 em uma agência localizada na rua Olympiados, causando danos ao prédio que  abriga também um caixa eletrônico. Um grupo reclamou a responsabilidade, tendo sido difundido um comunicado no qual indicavam os motivos de contra-ataque e a sua solidariedade com todos os anarquistas reféns do estado ou à espera de julgamento na Grécia.

Fotos: 1, 2

Video dos confrontos nocturnos (Tessalônica e Syntagma–Atenas)

fontes: 1, 2 / atualizações constantes em inglês