Rede tradutora de contrainformação

Casaquistão: Chamada de solidariedade urgente contra a repressão brutal dos grevistas do sector petrolífero

A 16 de Dezembro, as autoridades do Casaquistão dispararam sobre a manifestação dos trabalhadores dum centro petrolífero que se encontravam em greve e que se estavam a manifestar nas ruas de uma pequena cidade do Cazaquistão, Zhanaozen. A greve, cujo objetivo era  reivindicar maiores salários e melhores condições de trabalho, começou em maio de 2011 e envolveu cerca de 1500 trabalhadores mas foi proíbida. Os campos petrolíferos de Karazhanbas, onde o conflito começou, são explorados pela companhia “China Internacional Trust” que faz parte de um consórcio chinês « Investment Company» e a empresa de  Kazakh « KazMunayGaz ».

A vaga de repressão foi implacável: durante o conflito, uma centena de trabalhadores foi demitida; um militante ativo, Zhaksalyk Turbayev, foi morto por um desconhecido; foi deitado fogo à casa de um outro ativista, Aslambek Aydarbayev e a advogada do sindicato, Natalia Sokolova, foi condenada a seis anos de prisão por “incitação à revolta social”. Akzhanat Aminov, Kuanysh Sisenbayev e mais de 30 outros trabalhadores sindicalizados foram presos e condenados.

O regime do presidente Nazarbayev é amplamente conhecido pela repressão brutal dos movimentos dos trabalhadores e pelo seu autoritarismo. Ele afirmou que as teorias de “Eurasianism” têm sido a ideologia oficial do Cazaquistão (atualmente promovidas ativamente pelo russo da “Nova Direita”  ( extrema direita russa), o etnógrafo Lev Gumilev).

Hoje, durante a repressão das manifestações, vários trabalhadores foram mortos: 11 pessoas segundo o ponto de vista “oficial” e 70 de acordo com outras vias. Os trabalhadores assinalam que várias centenas de pessoas ficaram feridas. A cidade está agora em estado de alerta e o recolher obrigatório foi declarado. O regime fez intervir o exército na cidade mantendo-a isolada do resto do mundo.

Nas cidades vizinhas têm sido feitas manifestações e ações de solidariedade com os trabalhadores de Zhanaozen. As autoridades abriram  novamente fogo e há novas vítimas.

Apelamos ao protesto imediato para fazer parar o massacre de trabalhadores no Cazaquistão.

Enviar cartas de protesto para as embaixada do Cazaquistão e para a empresa CITIC, não hesite em fazer manifestações e comícios na frente delas!

Apelamos também ao boicote aos produtos provenientes do Cazaquistão.

Secretariado Internacional de SolFed
Secretariado internacional da KRAS, secção russa da AIT