Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Intervenção anarquista no Instituto Francês pelo assassinato de Rémi Fraisse

remi-fraisse_athenes
RÉMI FRAISSE: ESTADO E CAPITAL MATAM – LUTA COMUM CONTRA A EXPLORAÇÃO E REPRESSÃO

remi_athenes-1024x697No sábado, 15 de Novembro de 2014, cerca 20 compas bloquearam a entrada do Instituto Francês de Atenas, situado no bairro de Exarchia, realizando uma intervenção de contra-informação sobre o assassinato de Rémi Fraisse – no pátio e nas aulas – utilizando um megafone portátil,  repartindo textos, arremessando flyers e gritando palavras de ordem. O acto começou às 11:40 e durou cerca de uma hora.

A direção do Instituto, pertencente à embaixada de França, encarregou a segurança  da empresa privada G4, que vigia o espaço, para tratar do assunto. Por sua vez esta chamou a polícia grega. Os aspirantes a vigilantes do Instituto começaram por tentar, sem êxito, fechar as portas dos edifícios para apanhar xs compas no pátio e isolá-los, em caso de operação repressiva. De seguida activaram o sistema de alarme, causando pânico a estudantes e pais, e por fim reuniram xs jovens que acudiam às suas aulas e encerraram-nos numa das salas de aulas. Entretanto chegou a bófia – forças anti-motim MAT e motorizados DELTA – que se posicionaram nas esquinas da rua.

Xs compas finalizaram a intervenção e à sua saída, ao passarem pelos esquadrões  gritaram: “A solidariedade é a arma dos povos, guerra à guerra dos patrões” e “Contra o Estado e o saque, luta pela terra e liberdade”.

A luta contra a exploração da terra e dispositivos armados do Estado francês continua diariamente, em França e noutros lados.

A assembleia de solidariedade com xs amotinadxs em França tem nova reunião na quarta-feira, 19 de Novembro, às 16:00 horas, na Escola Politécnica, em Exarchia,

crónica completa em grego