Rede tradutora de contrainformação

Bulgária: Marcha Antifascista em Sofia

sofia2

sofia3

sofia1

sofia4Nem em Sofia nem em lado nenhum… 

No sábado passado, 14 de Fevereiro de 2015, cerca de 150-200 antifascistas manifestaram-se em Sofia contra a marcha anual em honra do general Hristo Lukov, colaborador nazi e figura de proa do nacional-socialismo búlgaro, executado por partisans em 1943.

Fascistas de toda a Bulgária participaram na marcha em memória de Lukov, que anteriormente já teve cerca de 1000 pessoas a participar. Este ano, a concentração fascista contou com 300 invertebrados.

A manifestação antifascista também foi dirigida contra o aumento do racismo observado na Bulgária em anos recentes, depois do aparecimento de refugiadxs (da Síria) pela primeira vez no país. Para além disso, xs manifestantes entoaram palavras de ordem contra a homofobia (em 2008, vândalos fascistas mataram o estudante Mihail Stoyanov de 25 anos num parque  de Sofia porque ele “parecia gay”).

Numa demonstração de solidariedade internacionalista e antifascista, participaram também na marcha antifascista 15-20 companheirxs da Grécia, Roménia e República da Macedónia.