Rede tradutora de contrainformação

Santiago: Informativo sobre Tato e Javi

liberdadeNa manhã de 8 de Outubro realizou-se a audiência de encerramento do período de investigação em relação ao processo contra Tato e Javi, Natalia Collado e Javier Pino, no Centro de Justiça, Edifício C, sala 101.

O ambiente encontrava-se muito menos tenso do que doutras vezes, tanto fora como dentro do Centro de Justiça, sem controles nem presença excessiva de pessoal dos carabineiros ou da polícia prisional. Puderam entrar tanto familiares como um pequeno grupo do entorno dxs compas; na sala encontravam-se somente um par de guardas privados da custódia dxs jovens e chegou depois um grupo do TAR [Transferência de Alto Risco] na forma parafernálica e desnecessária – já passada metade da audiência – produzindo risos entre alguns/mas dxs assistentes.

A defesa pediu para ser ampliado o período de encerramento, já que não foram cumpridas as mínimas condições de organização do processo, por parte dxs imputadxs juntamente com xs seus advogadxs, de forma a ser obtido um bom corpo de defesa.

O magistrado acolheu tanto isto como o pedido de revisão das medidas cautelares para Javi, pedidas entretanto. Foi fixada uma nova audiência para 27 de Novembro, às nove da manhã, no mesmo edifício e sala. Foi decidido que a partir das nove da noite do mesmo dia, o mais tardar, Javi deverá encontrar-se em detenção total, mas domiciliar, enquanto Tato continuará encerrada na prisão de san miguel.

Atualização: Tendo em conta os antecedentes de casos recentes, não causou grande surpresa que o ministério público tenha apelado da alteração feita a 8 de Outubro, no que concerne às medidas cautelares para Javi. Assim, a 15 de Outubro, a Corte de Apelações de Santiago revogou a medida cautelar de detenção domiciliária total decretada a 8 de Outubro – produto da apelação do ministério público que tinha 5 dias para o fazer. Através desta medida o companheiro anti-autoritário Javier Pino, acusado de incendiar um autocarro do transporte público, deverá voltar à prisão de Santiago 1, a aguardar julgamento.

Mais informações em breve.

FORÇA JAVI E TATO!

SOLIDARIEDADE É AÇÃO!