Rede tradutora de contrainformação

Espanha: Carta do compa Juan Manuel Bustamante Vergara, em prisão preventiva na sequência da Operação Ice

anti-prisõesO companheiro Juan Manuel Bustamante Vergara é vegano e encontra-se em prisão preventiva desde Novembro, na sequência da operação Ice, em território espanhol. Pelo facto do centro penitenciário onde se encontra não ter atendido o seu direito a uma alimentação de acordo com as suas convicções pessoais e que cubra as suas necessidades nutricionais encontra-se em greve de fome não doseada. A seguir uma carta sua:

Ainda que este fragmento das muitas coisas que quero dizer lhes pareça carente de sentimento, quero que saibam que deixo nele todo o meu anseio de esperança e toda a gratidão pelo esforço que muitas pessoas estão a fazer.

Como todo o amante da liberdade, sinto na pele a dor do verme privado de tudo aquilo pelo qual anseio e amo, mas esta liberdade que amo não está baseada no egoísmo nem é equiparável ao liberalismo pós-moderno, antes é uma liberdade coletiva que nasce de pensar e viver a miséria de outros seres que tal como eu anseiam pela liberdade.

Mas ainda há famílias sem lugar para viver, gente que deixa a vida por um futuro incerto.

Ainda há milhões de animais que sofrem a tortura e a morte.

Não sou mais que  ninguém. Sou mais uma pessoa, um animal sensível e consciente, enjaulado e confinado. Mas ainda que este colosso de cimento encerre o meu corpo, e às vezes a minha mente, não me manterei imóvel perante o desamparo daquelx que o necessite.

A vocês. A vocês que mantêm acesa a esperança, faço-os saber que enquanto o meu coração continue a bater manterei vivo o sonho de que a libertação animal (humana) e da terra são mais do que bonitas palavras além de uma motivação mais para resistir nesta luta chamada vida.

Faz-me um favor.
Procura que viva a anarquia.

Manu (Dezembro,2015)

Para escrever ao compa:

Juan Manuel Bustamante Vergara
Centro Penitenciário Madrid IV, Navalcarnero.
Ctra. N-V, km. 27.7,
28600 Navalcarnero, Madrid, España – Espanha

em espanhol