Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Espancamentos infligidos ao preso anarquista Panos Aspiotis por se recusar a dar amostra de ADN

MicrophoneO anarquista Panagiotis (Panos) Aspiotis era procurado desde Março de 2013 sob acusação de porte de armas de fogo (“violação da lei referente a armas”). Em Outubro de 2015 apresentou-se voluntariamente perante as autoridades. Foi recambiado e enviado para uma prisão longe de Atenas (a sua antiga residência). Durante estes meses de prisão recusou-se sempre a dar à polícia uma amostra de ADN.

No sábado, 6  de Fevereiro de 2016, Panos Aspiotis foi transferido da prisão de Nafplion para Atenas – onde estava agendado que comparecesse perante o juiz de instrução Eftichis Nikopoulos (juiz de apelação especial contra o terrorismo) na segunda-feira, dia 8. Esperava-se que fosse transferido para a prisão de Korydallos mas em vez disso foi trazido para a Divisão de Transferência de Prisioneiros. Ele foi separado de outros presos
e colocado numa célula sem câmaras de vigilância, onde foi atacado por polícias encapuçados da unidade anti-terrorista que tentaram levar-lhe à força uma amostra do seu ADN. Ele foi espancado e chutado repetidamente na cabeça, costelas e corpo. O companheiro resistiu à primeira tentativa, engolindo o cotonete com ADN. Os polícias continuaram a espancá-lo, mesmo depois de terem tomado à força a a amostra de DNA dele.

SOLIDARIEDADE COM O PRISIONEIRO ANARQUISTA PANOS ASPIOTIS.

em grego:
1–Texto da DAK [rede de lutadorxs presxs]
2– Aviso de Tameio  [Fundo de Solidariedade para xs lutadorxs presxs e perseguidxs (Assembleia de Atenas)]
3– As palavras do prisioneiro anarquista comunista Tasos Theofilou
em inglês