Rede tradutora de contrainformação

País Basco: Cartazes em solidariedade com Mónica Caballero e Francisco Solar

pais basco 1 pais basco 2 pais basco 4 país bassco 3No último cartaz pode ler-se:

Nos dias 8, 9 e 10 de Março de 2016, em Madrid, na Audiência Nacional, realizar-se-á o julgamento contra xs anarquistas Mónica Caballero e Francisco Solar. Encontram-se há mais de dois anos em prisão preventiva, à espera de julgamento.

A acusação contra elxs são três destruições, conspiração e pertença a organização criminal com fins terroristas, pelos quais o ministério público pede uma condenação de 44 anos para cada um.

A sua detenção foi a primeira de uma série de operativos antiterroristas na Catalunha, Madrid e Valência – operativos conhecidos com os nomes de Pandora e Piñata o que corresponde a mais de 40 pessoas acusadas de fazer parte desta organização “terrorista”.

Desde Novembro de 2013, antes mesmo da detenção de Mónica e Francisco – num período de tensão crescente e de contestações sociais nas ruas – que se podia observar como a repressão contra aquelxs que lutam contra a opressão, anarquistas incluídxs, estava a aumentar. Neste contexto também se fizeram numerosas alterações legais para incrementar a repressão, tal foi o caso da lei da segurança cidadã, a reforma do código penal e a assinatura de um novo pacto antiterrorista.

Para além disto, também fomos testemunha de como estas alterações se traduziram em constantes detenções, julgamentos e condenações – não só das pessoas que lutam, também das pessoas que ousam mostrar o seu descontentamento; outros processos judiciais são por coisas tão ridículas tais como meros comentários nas redes sociais ou letras de canções inclusive – corroborando isto, para se ver até onde chega a mentira,  veja-se o caso duns tiriteros que acabaram na prisão por “enaltecimento do terrorismo” quando na realidade, na sua obra, criticavam a repressão aos/às anarquistas.

O julgamento de Mónica e Francisco não é o julgamento final, trata-se antes de um início que pode constituir um precedente a repercutir-se nas actuais lutas assim como nas futuras. Criando uma organização fictícia onde todxs têm cabimento. O que parece uma burla, no sentido comum, deixa de o parecer quando cada vez mais gente enche as prisões do estado espanhol.

A acusação de terrorismo, ou a do seu “enaltecimento”, serve como uma espécie de varinha mágica, através da qual o Estado procura fazer desaparecer as diversas formas de oposição à sua omnipresença e repressão.

Fazemos uma Chamada à solidariedade com xs companheirxs Mónica e Francisco na semana de 29 a 6 de Março, para se informar acerca da sua situação, dando-lhe visibilidade e fazendo sentir a Mónica e Francisco que não estão sós perante este aparelho que lhes quer roubar a liberdade e a vida.

Mónica e Francisco em liberdade, já!

Para mais informação: htpps://efectopandora.worpress.com/

Ponhamos as nossas mentes, corações e mãos em actividade para dar um sentido à palavra Solidariedade.

Agora mais do que nunca: espetxeak apurtu, Monica ta Francisco (A)skatu!*

Morte ao Estado e viva a Anarquia!

Nota dxs tradutorxs:
*Prisões destroçadas, Mónica e Francisco a libertar!