Rede tradutora de contrainformação

Tessalónica, Grécia: Declaração do coletivo Libertatia após o ataque fascista

Domingo, 21 de Janeiro, às 13h30, pouco antes das manifestações nacionalistas da Macedónia, os grupos fascistas que participaram lançaram uma série de ataques em espaços ocupados. Eles atacaram primeiro a escola livre “Social” e depois de terem sido repelidos com sucesso aproximaram-se da nossa ocupação, causando danos à fachada e à cerca. Os danos foram reparados pelos membros da nossa okupa que optaram por participa na manifestação anti-nacionalista em Kamara, mais tarde.

Cerca de duas horas depois, um grupo de 60-70 fascistas atacou novamente a nossa ocupação com molotovs e bombas de fumo, causando um incêndio no edifício. Naquele momento, não havia ninguém lá dentro, pois estavam na concentração de Kamara. Durante o ataque estave presente a polícia MAT que não interveio e ofereceu proteção aos fascistas, enquanto um caminhão estava estacionado não muito longe da polícia. O bairro reagiu veemente, gritando contra os fascistas, que reagiram por sua vez com insultos e lançamentos de fumo. Quando os fascistas tentaram retornar à Escola “Social”, a polícia manteve a mesma atitude: ofereceram cobertura aos fascistas ee isolaram os companheiros lá dentro.

Deixe-se ficar isto bem claro: os ataques e o fogo não teriam sido possíveis sem a cobertura à marcha da Macedónia. Estavam aqui para isso e voltaram à marcha. Todos os grupos neo nazis pediram participação na marcha, mas não parece interessar a ninguém e foi-lhes concedida legitimidade social e espaço público para se expressar e agir. Estamos conscientes de que, em outras circunstâncias, tudo isso não teria sido possível, é por isso que cada um deve considerar a sua atitude em relação ao fascismo. Essas ações de grupos para-estatais fortalecem a repressão estatal contra aquelxs que lutam e resistem por um mundo melhor. Que todos avaliem quem beneficia do fogo a um edifício com mais de um século de história e que havia sido abandonado por décadas. Um edifício que, enquanto anarquistas, comunistas libertários e rebeldes, decidimos libertar e manter – por um lado devido às necessidades habitacionais de proletários, imigrantes e pessoas atingidas pelo Estado e pelo capitalismo e, por outro, com vista a criar um espaço para fermentação de políticas radicais e promover uma nova cultura libertária. Deve ficar claro que estes atos criminosos que poderia ter um fim trágico, se houvesse alguma vítima.

Esses ataques não nos impedirão de lutar contra o Estado, capital e fascismo. Nenhum ataque nos assustará nem vai dar fortuna a qualquer fascista, mas com nossa própria consciência e teimosia para uma sociedade de igualdade e liberdade, continuaremos a lutar tenazmente pelos nossos ideais.

OS ATAQUES DOS FASCISTAS NÃO FICARÃO SEM RESPOSTA
CONSTRUEMOS BARRICADAS CONTRA A AMEAÇA FASCISTA
RUMO À ANARQUIA E AO COMUNISMO LIBERTÁRIO
Coletivo Libertatia

via Barrikade.info em alemão / italiano