No início da noite da Passagem de Ano, cerca de 20 pessoas juntaram-se em frente da prisão de Dortmund para uma manifestação não autorizada. A atenção dos prisioneiros foi chamada através de fogo-de-artifício e palavras de ordem como “ Liberdade para todxs xs prisioneirxs”. Foi feita uma breve intervenção com referência à sociedade–prisão e à situação dxs prisioneirxs, bem como a crescente repressão contra activistas políticxs, pessoas que se organizam em sindicatos de prisioneirxs, e uma intensificação geral do princípio da punição.
Foi possível estabelecer contacto visual com os prisioneiros; apenas alguns metros separavam aqueles encarcerados da concentração. Os prisioneiros mostraram o seu contentamento e solidariedade com a manifestação através de aplausos, punhos levantados e barulhos. Os seus gritos afirmativos também foram ouvidos durante a intervenção. Os gritos da bófia no interior da prisão não conseguiram impedir a comunicação de curta duração. A manifestação aconteceu sem contacto direto com a bófia, e não houve detenções.
Durante a acção, as paredes da prisão foram embelezadas com símbolos anarquistas e palavras de ordem pintadas. No final, as pessoas desejaram aos prisioneiros um feliz Ano Novo. Esperamos pelo menos ter dado um pequeno sinal de solidariedade e enriquecido a manca rotina diária da prisão.
Contra uma sociedade que precisa de prisões – Às prisões na véspera de Ano Novo – Voltaremos, sem dúvida.