Rede tradutora de contrainformação

Manifestação contra a repressão e o terrorismo do Estado em Atenas

Grande manifestação no centro de Atenas na noite desta quinta-feira (25) com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas. O protesto foi chamado por vários coletivos anarquistas, o EEK (trotskistas) e a “Ação Pela Liberdade”.
A manifestação, muito bem organizada e com as laterais bem protegidas para a sua autodefesa, percorreu o centro de Atenas gritando slogans contra o terrorismo de Estado, a polícia e em solidariedade com todos os prisioneiros.
Passando pela Praça Syntagma, onde está o Parlamento grego, dezenas de pelotões anti-distúrbios estavam colocados em fila dupla e tripla, em uma clara demonstração de prepotência ao mais puro estilo de Holywood.
Durante o ato houve pequenas tensões entre as partes laterais da manifestação e os anti-distúrbios, quando esses últimos em mais de um momento tentou “furar” o corpo da manifestação para controlá-la. Há que mencionar que ao longo do protesto, os manifestantes foram cercados pela polícia anti-distúrbios MAT.
No final da manifestação houve pequenos conflitos tanto em Propylaea (Propylaea da velha Universidade) e mais tarde no bairro de Exarchia. Antes do início do protesto, a polícia fez várias detenções preventivas.
A próxima manifestação anarquista no centro de Atenas está sendo chamada para o dia 11 de dezembro. No dia 6 de dezembro acontece a marcha de aniversário de morte de
Alexis Grigouropoulos, enquanto que no dia 15 mais uma greve geral na Grécia está sendo convocada.