França: Resistamos aqui, agora, em todo lugar onde seja necessário! Frente às ameaças de expulsão da ZAD

[Comunicado do coletivo de luta contra o aeroporto de Notre-Dame-des-Landes.]

O coletivo de luta contra o aeroporto de Notre-Dame-des-Landes apóia o/as ocupantes da ZAD (zona do projeto de aeroporto [em francês]), ameaçado/as de expulsão.

Muitas pessoas tiveram coragem de ocupar esses lugares [as ZAD’s] e de ali ficar, recusando toda lógica capitalista e querendo fazer desses lugares zonas de criação e de resistência(s) autônomas, afim de mostrar que um outro mundo é possível.

As expulsões se deram como resposta ao fato de que mais e mais indivíduos e de famílias não encontraram solução para morar sob preços decentes, e o Estado não propôs nada além de repressão e a precariedade à essa situação insustentável.

Eles lutam pela dignidade humana, toda pessoa tem direito à habitação.

No seio do coletivo, nós defenderemos as antigas fazendas e casarões abandonados das ameaças de demolição por estarem numa ZAD, sustentando os projetos de jardins e/ou hortas coletivas, afim que esse território viva por suas trocas locais, com sua vizinhança e sua autonomia. Esse é o único destino dessa zona arborizada e nós faremos tudo para defendê-la!

Na França, a cada 5 anos, um espaço francês desaparece sob o concreto. Em 25 anos, será o equivalente à uma Bretanha que será urbanizada!

Deixemos de lado essas lógicas de desenvolvimento das quais lucram apenas uma minoria da população, que ameaçam nosso meio ambiente e dirigem nossas vidas, deixemos de lado aqui e onde for!

Nós apelamos a todas as formas de resistência para fazer da ZAD uma Zona Auto-Determinada, onde cada um/uma poderá encontrar seu lugar sem ser dominado/a pelas lógicas do lucro!

Nós apelamos de todas as formas possíveis à internacionalização de todas as lutas contra o mundo capitalista e a uma convergência de seus objetivos.

Por uma ocupação massiva, campesina e autônoma da ZAD!

Resistamos aqui, agora, e em qualquer lugar onde seja necessário!

Coletivo de luta contra o aeroporto de Notre-Dame-des-Landes

Quarta-feira, 17 de agosto de 2011.

Mais infos: lutteaeroportnddl.wordpress.com

Tradução > Tio TAZ

agência de notícias anarquistas-ana