Rede tradutora de contrainformação

Turquia: Apoie o prisioneiro anarquista Osman Evcan

Osman Evcan está no quarto dia de sua greve de fome. Ele apenas bebe água sem nenhum açúcar agora

Comunicado

Olá, estou escrevendo para te contar sobre Osman Evcan, um prisioneiro político na Turquia que é mantido em prisões de alta segurança com confinamento em solitária.

Devido a suas convicções políticas e éticas, ele tornou-se vegan (vegetariano que rejeita todos os produtos animais) há oito anos atrás. Como as autoridades turcas não respeitam seu direito a seguir uma dieta vegan, Evcan tem sofrido uma variedade de problemas de saúde, já que não tem conseguido comida vegan suficiente e está incapaz de seguir uma dieta balanceada. Em uma carta que escreveu da prisão, ele menciona que as autoridades carcerárias lhe deram comida em estado anti-higiênico e, inclusive, existem ocasiões em que aditivos prejudiciais e químicos tem sido colocados intencionalmente em sua comida.

Uma campanha de apoio chamada de “Campanha por Comida Vegan para Osman Evcan” começou, mas, até agora, as petições às autoridades feitas por Evcan e pela Campanha tem sido sistematicamente ignoradas. Uma integrante do parlamento, Melda Onur, enviou uma carta ao Ministério do Interior na Assembléia Nacional perguntando por que o assunto de Evcan está sendo ignorado e não considerado. Ela visitou Evcan na prisão, mas as autoridades carcerárias não permitiram que ela deixasse a comida que levou para Evcan.

Em sua última carta que nos foi enviada em 6 de novembro de 2011, Evcan acrescentou que, por razões arbitrárias, os agentes penitenciários não estão lhe fornecendo escolta, de forma que ele sente falta de consultas médicas. Já tendo no momento boicotado a comida da prisão e conseguido comprar sua própria comida na lanchonete do presídio, ele diz em sua última carta que precisa fortalecer sua atitude para ser ouvido.

Portanto, ele iniciou uma greve de fome em curso desde 4 de novembro de 2011 por tempo indefinido e até que suas exigências sejam atendidas. Como pessoas que apóiam Evcan, queremos seu apoio e solidariedade. Você pode ajudar a espalhar a notícia sobre sua situação e criar pressão internacional no Ministério da Justiça da Turquia e outras instituições oficiais.

O blog da campanha é: osmanayemek

A versão em inglês pode ser acessada aqui

Para escrever para Osman:

Osman Evcan F Tipi Kapalı Cezaevi, Oda No: B-8 71480 Hacılar/Kırıkkale – Turkey

• Primeiro Ministro da Turquia:

Vekaletler Caddesi Başbakanlık Merkez Bina P.K. 06573 Kızılay/Ankara – Turkey

Telefone: (+90) (0312) 422 10 00, Fax: (+90) (0312), E-mail: bimer@basbakanlik.gov.tr

• Ministro da Justiça da Turquia:

Endereço: 06669 Kızılay/Ankara – Turkey

Telefone: (+90) (0312) 417 77 70, Fax: (+90) (0312) 419 33 70, E-mail: info@adalet.gov.tr

Prisão Kırıkkale F-type:

Endereço: Hacıbey Mah. 71480 Hacılar/Kırıkkale – Turkey

Telefone: (+90) (318) 297 41 94 – 95, Fax: (+90) (318) 297 41 23, E-mail: kirikkale.ftcik@adalet.gov.tr

Nota: Osman Evcan está no quarto dia de sua greve de fome. Ele apenas bebe água sem nenhum açúcar agora.

Tradução > Marina Knup / agência de notícias anarquistas-ana

Fonte: osmanayeme

                      ATUALIZAÇÃO

Para 23 de Novembro, quarta-feira, que está anunciado como o dia de acção global para Osman Evcan, uma marcha – a partir da paragem de eléctrico na praça Taksim, para Highschool Galatasaray – está a ser organizada em simultâneo com ativistas em diferentes lugares do mundo.

O Coletivo Vegan, Associação Liberdade para a Terra, Cooperativa Terra e Liberdade, Ritmos da Resistência, e anarquistas

vão participar na marcha.

Local de encontro:: TAKSIM TRAM STOP

Quarta-feira: 23.11.2011 às 19:00

Istambul

Para as pessoas que querem participar, haverá uma assembléia de manifestação em Lambda às 18:30 de 22 Novembro, terça-feira.

Apelos à acção em várias línguas podem ser encontradas em

actforfreedomnow

Informações sobre Osman Evcan : osmanayemek.english

Ligações de associações que vão participar da marcha

Associação Liberdade para a Terra 

Cooperativa Terra e Liberdade

Ritmos de Resistência 

Fonte: ainfos.ca