Gostaríamos de “agradecer” aqueles que planearam e participaram na destruição da fachada do nosso Ateneu, sejam da polícia oficial ou “patriotas” paraestatais. Desta forma, confirmaram mais uma vez que somos um empecilho para o regime atual de pauperização, pobreza e aceleração do fascismo.
Esperávamos, há algum tempo já, um ataque como a quebra de vidros do nosso Ateneu, ou algo mais grave. A história recente e a postura antiautoritária do Ateneu mostram que os bastões dos MAT, as facas dos “patriotas” paraestatais, as perseguições e as balas que assassinaram Alexandros Grigoropoulos e Lambros Foundas, não conseguiram conter o nosso desejo de uma sociedade sem exploração do ser humano pelo humano, de um mundo de liberdade. Em vez disso, a única coisa que conseguiram foi tornarmo-nos mais conscientes, consistentes e maduros no que se refere à mais efetiva planificação da subversão.
Nada pode pôr-nos numa situação de pânico, de “estado de exceção” ou de respostas espasmódicas. Estes são conceitos que pertencem ao regime que está em colapso, enquanto que aos espaços revolucionários correspondem a sobriedade e estabilidade no caminho que traçaram.
Os nossos espaços continuarão abertos, as nossas atividades continuarão normalmente e estaremos presentes nas ruas e nos processos sociais.
Ateneu Autónomo de Kavala (desde 1985)
anarxikoikavalas.squat.gr