Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Atualização em relação ao anarquista Andreas-Dimitris Bourzoukos, um dos 4 companheiros detidos em 01.02.13 acusado no caso do roubo do banco

veria
“Ladrões são os Estados e os patrões; criminosos são os polícias e os juízes; vilões são vocês, os cidadãos não envolvidos; todos vocês são assassinos de liberdade” (pintada na cidade de Veria, norte da Grécia)

Após solidários/as terem contactado os pais de Andreas-Dimitris Bourzoukos, queremos informá-los sobre o seguinte:

Todos os detidos foram transferidos (de Kozani) para a sede da polícia de Atenas (GADA) a partir de sábado passado ao fim da tarde,2 de Fevereiro.

Na manhã de domingo, 3 de Fevereiro, os pais foram capazes de entrar em contacto com seus filhos, como o fizeram os seus advogados de defesa. Até então, a polícia negou todos os pedidos respectivos, repetidamente.

Os pais foram autorizados a visitar os presos só por 15 minutos no 12 º andar da sede da polícia de Atenas.

Especificamente, Andreas-Dimitris Bourzoukos foi algemado a uma cadeira, durante todo o tempo da visita.

Ele informou-nos que, enquanto estava algemado com as mãos atrás das costas nas celas de detenção da polícia do departamento de Veria, os policias colocaram-lhe um capuz no rosto, obrigando-o-o a ajoelhar-se e bateram-lhe, durante cerca de quatro horas, na sua cabeça, no seu rosto e no seu estômago, e alguns bocados do seu cabelo foram retirados à força. Isso aconteceu sem qualquer resistência de sua parte. Escusado será dizer que os polícias também o ameaçaram o tempo todo e insultaram-no da forma mais vulgar.

As consequências das referidas torturas foram as seguintes: sangue na urina, tonturas graves, dores de cabeça, edemas no rosto todo, hematomas em ambos os olhos, bem como hematomas e equimoses em todos os lugares em seu corpo.

Os seus pais relataram que o seu rosto estava irreconhecível e a sua voz foi alterada devido a todos os espancamentos no maxilar.

Durante estes três dias, só lhe era permitido beber água engarrafada, enquanto que os seus pais não foram autorizados a dar-lhe alimentos básicos embalados e sucos de frutas.

Todos os fatos acima descritos não são divulgados a fim de vitimar qualquer dos detidos, mas para destacar as torturas e violência que são praticados “legalmente” pelos aparatos estatais.

Apesar de tudo, Andreas-Dimitris Bourzoukos mantém-se forte e digno, e o seu moral continua firme.

Força para os companheiros presos. Vamos tentar compartilhar mais actualizações em breve.

Há também uma carta aberta de Pantelia Vergopoulou, mãe de Andreas-Dimitris Bourzoukos, que inequivocamente denuncia as torturas contra os quatro companheiros e o estado, nomeadamente, os seguintes:

“Os mecanismos de acusação na Grécia seguem as normas relacionadas com a tortura das prisões de Guantánamo. O meu filho, assim como os três outros presos, não foi tratado como qualquer outro acusado de crimes do Código Penal, mas com ódio particular, porque ele é um anarquista. Ao mesmo tempo, os seus torturadores estão escondidos atrás de capuzes e permanecem intocáveis.

Até quando?

[…] Por fim, por ser médica eu mesma (especializada em medicina pré-hospitalar de emergência), informo que as primeiras horas após traumas são críticos para potenciais lesões cerebrais e lesões adicionais. A necessidade de alta para o exame imediato e hospitalar refere-se a todos os detidos que foram abusados.

Eu responsabilizo aqueles que estão no comando do caso como principais responsáveis por qualquer dano que possa ser causado.”