Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Manifestação contra os campos de concentração

Demolamos os campos de concentração para imigrantes
Demolamos os campos de concentração para imigrantes
Vivemos juntxs, trabalhamos juntxs, residentes e estranjeiros esmagamos os nazis
Solidariedade com todxs xs imigrantes
Solidariedade com todxs xs imigrantes

No sábado, 11 de Janeiro de 2014  foi levada a cabo nos bairros do centro de Atenas uma manifestação contra os campos de concentração para imigrantes e os pogrons estatalis da operação “Xenios Zeus”.

A manifestação foi organizada por vários coletivos (Antifascistas dos bairros do centro de Atenas, pessoas dos bairros de Aghios Nikolaos, Kypseli e Patisia, a Ação Antifascista de Kypseli-Patisia, e a Assembleia NoLager), para além dos reforços recebidos de outros coletivos e individualidades do centro e do este, oeste e sul de Atenas, que também estiveram presentes. Também foi importante a presença de imigrantes que participaram na marcha desde o início ou que se juntaram a ela no caminho.

Xs quase 700 manifestantes começaram a manif na praça Amerikis, passaram pelas ruas Mythimnis, Acharnon, Skiathou, Epidamnou, Sifnou, Patision e regressaram à praça Amerikis.

Durante a marcha, distribuímos centenas de folhetos em 7 idiomas diferentes, atirámos milhares de flyers e decorámos a cidade com pintadas e stencils. Não houve problema algum e o ato foi recebido de maneira muito acolhedora pelos imigrantes.

Entre outras, gritaram-se as seguintes palavras de ordem:

Xs imigrantes são irmãos e irmãs de classe. Nunca nem em parte alguma campos de concentração.

Campos de concentração, pogrons e Manolada [referência aos disparos com armas de fogo contra imigrantes camponeses que protestavam pelas suas condições de escravatura, às mãos dos provocadores a soldo dos latifundiários em Manolada, Peloponeso]. Isto é a Grécia se fores imigrante.

Professores albaneses e ciganos, e xs nossxs colegas de Teerão.

Terrorismo é procurar trabalho, estar sem segurança social, viver sem papéis.

Isto é o correto, papéis axs imigrantes, chutos nos patrões.

Bófia, amanhecerdouradistas, nazis, patriotas, da unidade nacional somos traidorxs.

fonte