Rede tradutora de contrainformação

[Prisões gregas] Chamada urgente de solidariedade com o compa Antonis Stamboulos

Dia de ação em solidariedade com Antonis Stamboulos – em greve da fome e sede desde dia 6/10 // Sábado, 11 de Outubro, 12:00 – Manif em Monastiraki, Atenas // Imediato cumprimento da demanda do companheiro para a sua transferência à prisão de Koridallos – LIBERDADE PARA O ANARQUISTA REVOLUCIONÁRIO ANTONIS STAMBOULOS

Segundo as últimas atualizações (02:34 hora local de 9 de Outubro) o anarquista revolucionário Antonis Stamboulos está disposto a continuar com a greve de fome e sede que está a levar a cabo desde 6 de Outubro.

O compa, que foi capturado pelo Estado a 1 de Outubro no bairro de Vyronas em Atenas, enfrenta acusações de terrorismo e participação no grupo de guerrilha urbana Luta Revolucionária.

Declarou-se em greve da fome e sede quando se encontrava no departamento de transferências de detidos em Atenas, visto que o Poder lhe estava a preparar uma transferência para uma prisão  longe de Atenas, onde lhe imporia  uma prisão preventiva, mantendo-o  isolado da sua família e advogada. De facto, a 7 de Outubro, o compa foi transferido às prisões de Larisa. Lá, continua a greve da fome e sede, exigindo ser transferido às prisões de Koridallos em Atenas.

Estão anunciadas, no momento, várias atividades solidárias que culminarão no sábado, 11 de Outubro, com um dia de ações por toda a Grécia.

9 de Outubro:
– Concentração solidária na praça Olgas, em Patras, às 17:00
– Assembleia sobre o caso na Politécnica, em Atenas às 20:00

10 de Outubro:
– Assembleia pela coordenação de ações na Faculdade de Física, em Tessalónica, às 15:00
– Concentração solidária junto ao Ministério de Justiça, em Atenas, às 17:30

11 de Outubro:
– Manifestação solidária a partir da praça de Monastiraki, em Atenas, às 12:00
– Manifestação solidária em Patras a partir da ex-okupa Parartima, às 12:00
– Concentração solidária em Ioannina (rua Kalari com a Anexartisias), às 12:00

Cada hora que passa é de crucial importância para a saúde do compa. A sua irredutível postura perante o aparelho do Poder e a sua firmeza em não colaborar absolutamente em nada com as autoridades mostra-nos o caminho. Fazemos uma urgente chamada para que  a solidariedade trespasse as fronteiras e se materialize de maneira multiforme.

espanhol