Rede tradutora de contrainformação

México: Atualização sobre o grevista de fome Mario Gonzáles

13 de Outubro

Nos últimos dias, alguns médicos da torre médica de Tepepan têm insistido para que Mario assine um documento que demarque essa instituição de qualquer responsabilidade quanto à saúde daquele – facto que também aconteceu com os compas Fernando e Abraham, além de se verificar uma deficiente atenção médica com Mario e restantes companheiros em greve da fome. Acrescenta-se que nesse dia um médico da Comissão de Direitos Humanos do Distrito Federal da Cidade do México assegurou a Mario que este apresenta graves danos nos rins, fígado e pâncreas, enquanto os médicos de Tepepan afirmam que não tem nenhum problema grave de saúde, mantendo o ficheiro de Mario sob guarda na direcção do hospital.

Até este momento não existe informação fiável em relação ao estado de Mario, os poucos dados que temos são que o seu peso diminuíu 10 kilos, que apresenta dor abdominal, ansiedade, debilidade física, irritabilidade e dificuldades de concentração – por isso exigimos que não se criem obstáculos ao trabalho do grupo médico de confiança com que Mario conta, permitindo aquelxs o acesso total à sua ficha médica, para que sejam xs nossxs companheirxs médicxs a dar, a si e aos seus familiares, uma informação confiável sobre o seu estado de saúde – responsabilizamos o pessoal da torre médica de qualquer dano na saúde de Mario. Exigimos também que pare o assédio contra os quatro companheiros em greve de fome.

Reforçamos a chamada à concentração solidária com os companheiros presos em greve de fome, na quinta-feira, 16 de Outubro 2014 às 11:00 da manhã, junto à Subsecretaria do Sistema Penitenciário [Rua San Antonio Abad No. 124, Colonia Tránsito, Del. Cuauhtémoc].