Rede tradutora de contrainformação

Itália, No TAV: Condenações e lacrimogéneos na auto-estrada

no-tav-638x425
27 junho de 2011; expulsão da Livre República da Maddalena

A primeira sessão do dito «mega-processo No TAV» acaba de chegar ao seu termo, no decorrer da qual a resistência contra a expulsão da Livre República da  Maddalena a 27 de Junho de 2011, por 53 companheirxs, foi posta em causa, assim como a assalto ao canteiro de Chiomonte no 3 de Julho seguinte. As acusações de lesões e de violências agravadas, de resistência à pessoa depositária da autoridade pública, de degradações e de dissimulação do rosto foram transformadas em condenações, variando entre alguns meses e quatro anos e meio de prisão, para 47 pessoas [num total de 145 anos NdT]. Condenações pesadas, mas ainda assim inferiores às requeridas pelos procuradores Pedrotta e Quaglino – os quais a 7 de Outubro passado, tinham requerido 200 anos de prisão no total – excepto para alguns companheiros contra os quais os juízes decidiram aumentar o tempo da pena requerida pela acusação. Por outro lado foram pronunciadas seis absolvições.

À saída da sala, os No TAV presentes no julgamento invadiram a estrada e bloquearam o curso da Regina Margherita, durante cerca de vinte minutos, nas duas direções, à altura da sala bunker*, para protestar contra a sentença emitida pelos juízes.

Uma outra concentração realizou-se na mesma tarde na gare de Bussoleno, às 18 horas. Transformada depois em cortejo, com cerca de 250 pessoas, que primeiro bloquearam a estrada nacional, seguido de tentativa de invasão da auto-estrada. A polícia conseguiu pôr-se de través no caminho para impedir esta primeira tentativa, mas viu-se contornada por um grande grupo de manifestantes que, espalhados pelos lados, foram emparedados num dos dois lados da auto-estrada. A ocupação da rodovia durou cerca de meia hora até que chegassem novas forças policiais que atacaram com gás lacrimogéneo e algumas cargas. 5 pessoas foram detidas no curso destes acontecimentos, 2 delas foram soltas pouco depois. A rodovia foi reaberta, bem protegida por uniformes, enquanto a nacional ainda se encontrava bloqueada. Por volta das 23h30, os 3 No TAV detidos durante as cargas policiais na auto-estrada foram por fim libertados com uma convocação para o tribunal.

Adaptado de Macerie

Nota dxs tradutorxs:

* A “sala bunker” é o tribunal especial de Torino, construído dentro da cadeia de la Vallette, perto do início da auto-estrada.

Uma grande manifestação está convocada para 21 de Fevereiro em Turim para demonstrar que tudo continua e que os 145 anos de prisão  que foram distribuídos não diminuem em nada a determinação da luta.
Agora e sempre No TAV!

francês