Rede tradutora de contrainformação

Prisões gregas: Nikos Maziotis, sobre a lista de “terroristas” internacionais dos EUA (Abril 2015)

Em 2009, como consequência de ataque com um foguete contra a embaixada dos EUA – em Atenas, a 12 de Janeiro de 2007 – o grupo anarquista de guerrilha urbana Luta Revolucionária (Epanastatikós Agónas) foi designado como “organização terrorista estrangeira”, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A 21 de Abril de 2015, o mesmo Departamento de Estado emitiu a “designação de terrorista” contra um dxs membros da Luta Revolucionária, o preso anarquista Nikos Maziotis. No dia seguinte o companheiro publicou como resposta o comunicado abaixo indicado:
us-embassy-athens-greece-2007“Quem não está connosco, está contra nós”
– Discurso do presidente dos EUA George W. Bush, após o 11 de Setembro de 2001.

“Não estamos convosco, estamos contra vós”
– Estrato do posicionamento de Nikos Maziotis – no tribunal especial da prisão de Koridallos, a 11 de Junho de 2012, em relação ao ataque da Luta Revolucionária à embaixada dos EUA.

Ao incluir-me na lista de “terroristas” internacionais, o Departamento de Estado proporcionou-me uma grande honra. Esta é a segunda vez que os assassinos planetários me honram como membro da Luta Revolucionária, pois já tinham oferecido uma recompensa de um milhão de dólares – pela minha cabeça e as doutrxs membrxs da organização – após um ataque da Luta Revolucionária contra a embaixada dos EUA, em Atenas, em Janeiro de 2007.

Obviamente que esta movimentação é uma mostra de falta de confiança em relação ao governo grego e contém uma forte mensagem do governo dos EUA que, em caso de ataque a objetivos dos Estados Unidos, não reconhece qualquer precedente judicial de outro Estado, e pode deter e julgar qualquer lutador/a armadx ou revolucionárix que os tenha atacado, em qualquer parte do mundo, inclusive se já tiver sido julgadx e encarceradx no país em que este ataque tiver sido perpetuado. Mas o Departamento de Estado não tem com que se preocupar. O governo do SYRIZA, apesar das derrogações, será consequente com a frente unida na guerra contra o “terrorismo”, tal como está a ter consequente com as obrigações do pagamento da dívida aos credores da elite supranacional. Pois, tal como afirmaram já, são duplamente sensíveis às questões de “terrorismo”, pois muitos ataques foram levados a cabo em nome da Esquerda.

Independentemente do número de anos que tenha que estar na prisão, independentemente do preço que pago, sempre me encherei de alegria ao recordar a humilhação que lhes provocamos, como Luta Revolucionária, nessa manhã de Janeiro de 2007, ao atingirmos a fachada da embaixada dos EUA com um foguete tipo RPG anti-tanque, e sempre recordarei com satisfação as palavras da então Secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, que foi despertar o então planetarca George W. Bush dizendo-lhe: “Senhor Presidente, atacaram-nos em Atenas.”

Nikos Maziotis, membro da Luta Revolucionária
Prisão de Domokos

em espanhol