Depois de muitas horas sentadxs no Noite de pé [Nuit Debout] (?!), algumas pessoas tomaram a palavra para apelar a uma partida em manif selvagem. Grande parte da assembleia levantou-se para uma caminhada pela cidade …
Cerca das 23:30 duas centenas de pessoas descem a rua Estelle aos gritos de: ” greve, bloqueio, manifs selvagens”, “Marselha, de pé, levanta-te”, “lei, trabalho, retirada dos dois”. A manif dirigiu-se para o local do PS, que se encontra recoberto de palavrinhas, e cujas janelas se encontram altamente blindadas. Quase sem pausa, partiu-se para o pequeno local da frente nacional, bem escondido, perto da praça Castellane. Estores fechados e alguns transeuntes incentivando a manif, aproximando-se e até a acompanhando num pequeno trajecto.
Renicia-se em direção à baixa, desta vez pela rua Navarin. E desta vez os fachos da Ação Francesa não têm a polícia anti-motim para proteger a sua sede. Sede na qual as janelas não são blindadas e onde a porta foi rapidamente destruída aos gritos de “Chega de fachos nos nossos bairros, chega de bairro para xs fachos” e com os sorrisos dxs habitantes do bairro – que vêem tudo o que se está a desenrolar – a acompanhar-nos.
Ainda a gritar palavras de ordem contra a lei El-Khomri, trabalho e polícia, a manif rapidamente atingiu a baixa, depois Cours Julien, onde o Noite de pé seguiu o seu curso.
em francês via Marseille Autonomous Info l inglês