Rede tradutora de contrainformação

Porto Alegre, Brasil: Novo espaço da Biblioteca Kaos

Ocupamos de novo!

A Biblioteca Kaos tem novo espaço

No domingo, 12 de março, entrámos na casa da Rua Coronel João Manoel 641, antes o morro da formiga. Casa que estava abandonada faz três anos, no meio do centro histórico de Porto Alegre, e que é parte das heranças de duas das famílias mais burguesas, donos da cidade faz séculos: Chaves Barcellos e Wallig.

Temos a absoluta certeza de que estamos incomodando os poderosos que já apareceram para nos ameaçar e muito risivelmente para nos convidar a ser parte dos seus projetos de capitalismo alternativo. Nossa resposta é uma só: somos ocupas, anarquistas, e com a burguesia não temos conversa nenhuma.

Para nossa surpresa e alegria, a vizinhança apoia totalmente a ocupação porque viram que poucas pessoas arrumaram um espaço que faz anos estava sem uso. A interação com eles foi uma clara atitude de solidariedade e iniciativa, não só nas palavras mas sobretudo na ação, participando pouco a pouco na limpeza do lugar e apoiando com sua presença em algumas das visitas dos donos.

Depois das ameaças dos burgueses de nos jogar para fora com seus capangas e pitbulls, as galera das outras okupas da cidade chegaram para nos fazer sentir sua solidariedade e ajuda.

Neste momento ainda estamos na briga pelo espaço, mas nossa decisão desde o início é permanecer sem negociação, nem jurídica nem verbal, com os proprietários. A ocupação é uma prática subversiva que não pode ser engolida pelas normas de propriedade imobiliária, é a resposta efetiva à acumulação absurda da terra em mão de uns poucos privilegiados. Nossa determinação diante disto é clara: casa abandonada, casa ocupada.

Mandamos nosso salve à La Solidaria que enfrenta um desalojo nestes próximos dias, compas um desalojo, outra ocupação!!! Aos/Às compas das Okupas, na Grécia, à okupa Nadir e CCF, compas seguimos! Às Bibliotecas Flecha Negra na Bolívia, Sacco e Vanzetti e Sebastian Oversluij no Chile, e a todos os espaços auto-gestionados na procura da anarquia.

Num novo espaço, aqui seguimos onde sempre estivemos: na procura da liberdade e contra toda a autoridade!

Biblioteca Anárquica Kaos.

Nos próximos dias difundiremos os horários e atividades da biblioteca.