Rede tradutora de contrainformação

Montevideu, Uruguai: Sobre as detenções e invasões policiais vinculadas à La Solidaria

Terça-feira, 4 de Abril, membros da Inteligência e da Polícia efectuaram dois assaltos conjuntos vinculados ao Centro Social La Solidaria. Os assaltos culminaram com cinco pessoas detidas, tendo uma ficado processada, sem prisão preventiva, por danos. A acusação, que podia passar a furto, surge das indagações que os corpos repressivos estatais estão a levar a cabo, a partir do desalojo e dos factos posteriores envolvendo o centro social.

O Estado prometeu já mais detenções, por estes dias. É de supor, então, que existirão mais detenções. A propriedade privada foi posta em causa, a auto-organização foi a culpada. A tensão – entre as normas estatais que defendem a ordem existente, baseada no lucro e na exploração e a capacidade auto-constituinte da sociedade, na luta pela transformação radical- é inevitável.

A capacidade para ocupar lugares e dar-lhes uma verdadeira vida, pormos-los ao serviço da luta social auto-organizada, a capacidade de faltarmos ao respeito ao mundo do domínio, não será perdoada pelos defensores do capital..

Nestes momentos, a claridade nas ideias é muito importante e a capacidade de sermos firmes é crucial.

Defendamos os nossos centros sociais, defendamos a luta pela liberdade.

Auto-organização e ação direta.

Anarquistas.

Ps: No momento em que este texto era escrito um compa mais era detido e transferido ao juiz para declarações, sendo libertado horas depois, na qualidade de  citado. Só numa semana foram um total de seis, xs detidxs, para além dxs 2 detidxs no mesmo dia do desalojo, continuando todxs elxs na qualidade de citadxs.