Rede tradutora de contrainformação

Viena: Manifestação raivosa espontânea por Afrin a 24 de Março

recebido 28.03.18
Cerca das 22h reuniram-se cerca de 100 pessoas, em Viena, para uma manifestação espontânea, furiosa e selvagem que durou 30 minutos, no dia de solidariedade internacional com Afrin. A manifestação foi uma expressão da raiva e da ira contra a ocupação de Afrin pela NATO, pelo exército turco, pelos fascistas do ISIS e outros aliados. A faixa que seguia à frente dizia: `Fight4Afrin`(Luta por Afrin). Entoaram-se palavras de ordem pelas ruas, tais como: `Biji Berxwedane Efrine`(Longa vida à resistência de Efrin), `Ueberall Efrin, Ueberall Widerstand` (Afrin em todo o lado, resistência em todo o lado), `Solidaritaet heisst Widerstand, Kampf dem Faschismus in jedem Land` (Solidariedade significa resistência, lutar contra o fascismo em todo o lado), ou `Alerta, Alerta Antifascista`. Foi usada uma grande variedade de material pirotécnico.

A manifestação atraiu muita atenção e deixou as suas marcas no bairro, uma área conhecida por ter fascistas organizados e nacionalistas de diversas origens, não só austríacos mas também muitos grupos fascistas turcos. Durante a manifestação bloqueram-se várias ruas, e atacaram-se símbolos da repressão e do capitalismo – quebraram-se-se montras de lojas e vidros de carros da polícia. Xs manifestantes desapareceram antes da polícia chegar e tanto quanto se sabe nenhuma pessoa foi presa.

A manifestação teve lugar numa parte de Viena em que o MHP e o AKP são particularmente fortes entre os habitantes, detendo e apoiando uma grande parte da infra-estrutura. Por isso esta foi uma importante acção anti-fascista e mostrou que a  solidariedade activa é um passo poderoso para associar a luta local contra o fascismo na Áustria às lutas internacionais pela liberdade em Rojava e noutros lugares.

Resistir significa quebrar a apatia!
Testemunhar todos os dias a queda de companheiros na luta contra grupos fascistas islâmicos força-nos a agir e a manifestar a nossa solidariedade com os povos no norte da Síria.

Continuaremos a lutar juntxs contra o fascismo na Turquia, no norte da Síria e na Austria!
Afrin em todo o lado, Resistência em todo o lado!

em inglês l alemão