Rede tradutora de contrainformação

Grécia: Atualização do caso dos anarquistas revolucionários Giannis Skouloudis (já saído da prisão) e Sokratis Tzifkas

Giannis Skouloudis foi libertado na sexta-feira à tarde, 22 de Junho de 2012.

O companheiro tinha sido mantido sob custódia, nas  prisões juvenis de Avlona, desde 13 de outubro de 2010. Após a decisão do tribunal, em 26 de março de 2012, para Giannis Skouloudis, SokratisTzifkas, BabisTsilianidis, Dimitris Dimtsiadis e Dimitris Fessas – respeitante ao caso de incêndio nos veículos da empresa pública de Electricidade (DEI) – Skouloudis foi condenado a 5 anos e 5 meses de prisão. Como já havia cumprido 2/5 da pena de prisão, deveria ter sido libertado da prisão passado alguns dias. No entanto, o conselho judicial adiou a decisão respectiva, tendo sido concedida a libertação do companheiro somente passados três meses.

Vale lembrar que “os 4 de Vyronas” (Tsilianidis, Dimtsiadis, Tzifkas, Fessas) estão actualmente em prisão preventiva, aguardando outros julgamentos contra eles.

Sokratis Tzifkas encontra-se  nas prisões Diavata desde que o julgamento  do caso de incêndio em veículos DEI começou, em março de 2012. Atualmente, ele não está autorizado  a receber livros (literatura, etc) pelo correio, sendo que todas as cartas que lhe são enviadas- tal como no caso de muitos outros prisioneiros – são  primeiro ‘verificadas’ na sede da polícia de Thessaloniki (GADTH) .

Por esta razão, foi criada uma caixa de correios para aqueles que desejam comunicar com Sokratis Tzifkas: Caixa Postal / Τ.Θ. 8, código postal / Τ.Κ. 57300, Halastra, Thessalónica-Grécia.