Rede tradutora de contrainformação

[Grécia] Declaração do coletivo Indymedia de Atenas, 22.12.2012

expressão livre

Na quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012, Nikos Stavrakakis, presidente da POSDEP (a chamada Federação Pan-Helénica das Associações de Professores-Pesquisadores Universitários) fez a chorar declarações acerca da ocorrência de violência dentro das faculdades da Grécia, pedindo ao Estado para manter longe das universidades qualquer espaço ocupado mas também para se ver livre do Indymedia de Atenas.

Estas declarações foram produzidas a pretexto de dois incidentes na Universidade Técnica Nacional de Atenas (Metsovio) e na Universidade Aristóteles de Tessalónica (Aristotelio), incidentes não relacionados entre si e, obviamente, sem nenhuma relação com a equipa de administração do IMC de Atenas. Foram reproduzidas, também, exaustivamente pelos media televisivos da sociedade de manipulação de massas que utilizaram títulos espectaculares como “terrorismo nas faculdades” e distorceram os fatos reais. Todas as noites, os mesmos meios de comunicação vendem o medo à sociedade, lambendo as botas do Estado e apoiando os patrões, auxiliando assim os planos referidos anteriormente.

O presidente da POSDEP representa um grupo conservador de professores universitários que usam belas palavras como “democracia” e que se ridicularizam a si próprios quando condenam a violência onde quer que ela esteja e, ao mesmo tempo, exigem o despejo violento dos espaços auto-geridos e o silenciamento violento de qualquer voz que, como o Indymedia Atenas, critique o estabelecido que lealmente servem, a repressão violenta de qualquer tipo de mobilização de protesto, de trabalhadores ou estudantes, assim como a eliminação violenta da probabilidade de qualquer revolta. Eles querem realizar o seu sonho de fabricar indústrias- universidades de cidadãos obedientes com a nova conta educação. Mas o POSDEP excusou-se a comentar sobre os direitos laborais dos trabalhadores contratados na Universidade Aristóteles de Tessalónica e a sua luta recente.

Para além disso, as declarações do POSDEP, dirigidas contra o Indymedia de Atenas em exclusivo, revelam uma impressionante similitude com os pedidos, no Parlamento grego, do Amanhecer Dourado, partido neo-nazi. Os delegados do POSDEP podem camuflar-se com a máscara de democratas amantes da paz, mas as suas palavras são idênticas na sua essência: a essência do totalitarismo e o silenciamento de qualquer expressão livre.

Nós não estamos surpreendidos com a enésima focalização no Indymedia Atenas e nos espaços auto-geridos e ocupados. Este é precisamente um período em que os ataques do Poder se desdobram contra todos e cada um que lute e resista. E os cortesãos do poder, agora, flutuam para o topo e fazem espuma.

O Indymedia de Atenas é parte integrante daqueles que combatem e resistem ao ataque frontal de Estado/Capital. Portanto, o Indymedia de Atenas dá voz aos que não têm voz e combate o horror do capitalismo.

Solidariedade com os espaços ocupados auto-geridos, dentro e fora das faculdades académicas. Solidariedade com a justa luta dos trabalhadores na Universidade Aristóteles de Tessalónica e noutros lugares.

O Indymedia de Atenas só será encerrado quando o fim do mundo estiver próximo.

Coletivo IMC de Atenas