Rede tradutora de contrainformação

EUA: Manifestação ruidosa contra a proposta de ampliação da prisão de São Francisco

fire to prisons
Fogo às prisões

Na noite de sexta-feira, 21 de Março, uma estridente e turbulenta manifestação foi até ao 850 da rua Bryant, a cadeia atual em São Francisco, bem como o local de um projeto para ampliação da prisão. Participámos nesta manifestação para expressar o nosso repúdio pela expansão da prisão proposta, mas também para expressar solidariedade com xs que estão presxs actualmente. Cerca de 100 pessoas caminharam atrás de faixas que diziam: “nem nova prisão, nem prisão velha” e “esmagar o patriarcado, queimar os estabelecimentos prisionais: uma prisão é uma prisão e nada mais”. Aquando da chegada à prisão, foi lançado fogo-de-artifício para os que estão dentro. Veículos da polícia e a prisão em si, foram vandalizados com pedras, tinta de spray e bombas de tinta.

Há meses que ouvimos conversas do Departamento do Sheriff de São Francisco sobre os planos para construir uma nova prisão, substituindo a que se encontra no 850 da Bryant. Um esforço liderado pelo sheriff Mirkarimi, que afirma que uma nova prisão é necessária para lidar com as condições inabitáveis da existente. A oposição à nova prisão tem-se focado na irresponsabilidade orçamental de construir um novo centro correcional neste momento. E ainda que não discordemos com o facto de que gastar centenas de milhões de dólares numa nova prisão seja claramente ridículo, rejeitamos por completo as implicações deste argumento. Muitos dxs presxs na monstruosidade de 850 Bryant já expressaram a sua oposição ao novo projecto de construção que supostamente seria construído em seu nome. Não pensamos que alguma vez possa existir uma altura apropriada para uma nova, mais “segura”, prisão, independentemente da solidez financeira do projecto, porque todas as celas são inabitáveis. O cerne da questão é que as cadeias e penitenciárias são instituições onde as pessoas pobres – em especial a população negra e pobre – são forçosamente subjugadas; são fábricas feitas para reproduzir continuamente a lógica e violência da supremacia branca. Como justifica a cidade que a população negra de São Francisco sejam uns meros 7% mas que mais de 50% das pessoas encarceradas sejam negras? Entendemos que a pressão da cidade para a existência de uma nova prisão, a expansão do policiamento em bairros como Mission são uma consequência dos sempre crescentes níveis de riqueza em São Francisco. Todo este dinheiro chega nos bolsos de yuppies assustados e tecnocratas e são estas as comunidades que a cidade quer proteger. Por isso dizemos que se foda!

Quando as escolhas que se apresentam são apenas quanto ao tamanho de uma sempre crescente sociedade-prisão, a nossa única opção é a revolta. Claramente, qualquer luta significativa contra a construção de uma nova prisão irá envolver inúmeros actos de resistência e subversão, tanto de dentro como de fora. Reconhecemos que esta manifestação é pequena face à força necessária para impedir a construção de uma nova prisão, mas temos de começar nalgum lado. Esta manifestação foi uma humilde contribuição para esse fim, e um convite a outros. Convidamos qualquer um ou uma que odeie este mundo-prisão a encontrar outrxs ou a atacar sozinhx. Em vez das falsas escolhas (oferecidas pelo departamento do sheriff, departamento da polícia de São Francisco, a câmara e o procuradoria) precisamos de uma vaga de conflitos contra este empreendimento.

Liberta xs presxs e queima o que restar

– alguns/mas anarquistas