Contato

Para contribuir com traduções, edições-correções e/ou materiais originais para publicação tais como atualizações a partir das ruas, reportagens de ações, comunicados de reivindicação, textos dxs companheirxs presxs ou perseguidxs, chamadas, brochuras, artigos de opinião, etc.: contrainfo(at)espiv.net

[Prisões gregas]: Tentam isolar o companheiro Nikos Maziotis

mazio

Faixa colocada a 17 de Outubro na cidade de Prijedor, na Bósnia e Herzegovina, onde se pode ler: LIBERDADE PARA  NIKOS MAZIOTIS. VIVA  A  LUTA  REVOLUCIONÁRIA.

No contexto do evento “Luta Armada, Movimento Revolucionário e Revolução Social”, organizado pela Okupa VOX, realizado a 17 de Outubro na Escola Politécnica de Atenas, tinha sido programada uma comunicação telefónica com o anarquista Nikos Maziotis, atualmente preso no presídio de Diavata. Os guardas prisionais não permitiram a realização da chamada, apresentando como justificação uma suposta caída total do serviço de telefones na ala onde se encontra Nikos.

No dia seguinte, 18 de Outubro, compas solidárixs – após conseguirem entrar em contato  com Nikos Maziotis – informam que a restrição às chamadas em toda a ala foi imposta por ordem da promotoria e executada pelo alto comando, Valsamis. Quando Nikos Maziotis, juntamente com um grupo de presos, foi perguntar o que se estava a passar Valsamis argumentou de forma ridícula que se tratava de problemas técnicos, além de ameaçar o grupo de presos de que haveria consequências para eles caso continuassem a visitar o compa na sua cela, já que isso era algo proibido, etc…

Não é a primeira vez que esta lixeira ameaça presos que entram em contato com Nikos Maziotis, mas a proibição das chamadas telefónicas de presxs anarquistas e revolucionárixs é algo bastante preocupante, visto na Grécia não existirem antecedentes e, até agora, xs presxs terem podido intervir em eventos públicos,  através de telefone. Parece que tal medida restritiva se enquadra no contexto de isolamento e endurecimento das condições de confinamento que o Poder procura impôr, com vista à aplicação da nova lei de implementação das prisões de segurança máxima.

O evento repetir-se-à a 5 de Novembro, na Escola Politécnica (Exarchia), onde se tentará de novo entrar em contato direto com o irredutível guerrilheiro Nikos Maziotis.

Para escrever ao compa:

Nikos Maziotis
Geniko Katastima Kratisis Thessalonikis
57008 Diavata, Tessalónica, Grécia

espanhol

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>